Data / Hora
Date(s) - 19/03/2024 - 20/03/2024
Todo dia
Localização
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Categorias
VII CONFERÊNCIA NACIONAL DE PCHs e CGHs da ABRAPCH
Um evento focado em pequenas centrais geradoras hidrelétricas para compartilhar conhecimento e fazer negócios
Palestrantes
Autoridades dos governos e líderes do setor
Sessões Plenária
Painéis com líderes de mercado e autoridades
Conteúdo técnico
Conteúdo aprofundado e experiência prática
Exposição
Serviços, soluções e tecnologia
Networking
Todo o setor de PCH e CGH está presente
Pautas Políticas
Cenários regulatórios e mercadológicos
O EVENTO
19 e 20 de março de 2024
Centro de Convenções – Ulysses Guimarães
Brasília – DF
PROGRAMAÇÃO
19 de março de 2024
08:00 – 09:00
Credenciamento
09:00 – 10:00
PALAVRAS DE ABERTURA 1º DIA
Abertura
Parlamentares
Autoridades / Prefeitos
10:00 – 12:00
Painel 01 – TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, O NOVO SETOR ELÉTRICO E O PAPEL FUNDAMENTAL DAS HIDRELÉTRICAS
• DESCARBONIZAÇÃO – SEGURANÇA ENERGÉTICA – MODICIDADE TARIFÁRIA;
• FOCO DIFERENCIADO ENTRE ENERGIA E ENERGIA ELÉTRICA;
• PROPOSTAS DO MME PARA O SETOR ENERGÉTICO – GOVERNANÇA;
• CAUTELA NAS SOLUÇÕES ENERGÉTICAS PONTUAIS;
• REINCLUSÃO DAS HIDRELÉTRICAS NO PLANEJAMENTO DETERMINATIVO;
COMENTÁRIOS E DEBATES
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12:00 – 13:30
ALMOÇO
13:30 – 15:00
PAINEL 2 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Como resolver os problemas ambientais das usinas e coloca-las de pé dentro do contexto de mudanças climaticas (El Ninho)
• VANTAGEM BRASILEIRA: MATRIZ ELÉTRICA JÁ É MAJORITARIAMENTE LIMPA E RENOVÁVEL;
• PL 3729/2004 – LEI GERAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL E A UNIFORMIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DE LICENCIAMENTO;
• DESDEMONIZAÇÃO DAS HIDRELÉTRICAS;
• MUDANÇAS CLIMÁTICAS E RESERVATÓRIOS REGULADORES;
• CRÉDITO DE CARBONO.
COMENTÁRIOS E DEBATES
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15:00 – 15:30
COFFEE
15:30 – 17:00
PAINEL 3 – A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E SEUS USOS MULTIPLOS
Como as hidrelétricas podem contribuir para a gestão da água no Brasil
• GESTÃO DA ÁGUA E A OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS;
• PARCERIA COM ANEEL/ANA;
• RESERVATÓRIOS HÍDRICOS E HIDRELÉTRICAS REVERSÍVEIS (BATERIAS).
COMENTÁRIOS E DEBATES
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17:00 – 19:00
PAINEL 4 – PCHs e CGHs – POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
• POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA POR PCHs e CGHs;
• POTENCIAL DE GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA POR REGIÃO;
• PROGRAMADE FINANCEIAMENTOS – FONTES RENOVÁVEIS.
COMENTÁRIOS E DEBATES
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19:00 – 22:00
FEIRA + COQUETEL + LANÇAMENTO DO LIVRO PCH E CGH PERGUNTAS E RESPOSTAS
20 de março de 2024
8:00
Credenciamento
8:30
PALAVRAS DE ABERTURA 2º DIA
09:00 – 10:30
PAINEL 5 – A MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA E A REINSERÇÃO DAS PCHS E CGHS
• SEGURANÇA DO SISTEMA ELÉTRICO – DIVERSIFICAÇÃO DE FONTES NA MATRIZ;
• VIABILIZAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL DAS PCHs/CGHs (ATÉ 50 MW)
• PROGRAMA DE REINSERÇÃO DAS PCHs E CGHs – OPÇÃO HIDRELÉTRICA DE CURTO E MÉDIO PRAZOS;
• INCREMENTO DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA PROVER ACESSO DAS PCHs.
COMENTÁRIOS E DEBATES
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10:30 – 11:00
COFFEE
11:00 – 12:30
PAINEL 6 – ABERTURA DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA E OS DESAFIOS DA COMERCIALIZAÇÃO
Mercado Livre como varejista ou atacadista e os desafios dos geradores de energia
• MECANISMOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA;
• EFICIÊNCIA ENERGÉTICA;
• ESTÍMULO AO INVESTIMENTO;
• COMERCIALIZADOR VAREJISTA;
• DESONERAÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA – FIM DE SUBSÍDIOS;
• FINANCIABILIDADE;
COMENTÁRIOS E DEBATES
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13:00 – 14:00
ALMOÇO
14:00 – 15:30
WORKSHOP – Análise de viabilidade financeira dos empreendimentos de CGH considerando a aplicação das novas regras de GD
15:30 – 16:00
COFFEE
16:00 – 17:30
PAINEL 7 – TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E INVESTIMENTOS
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18:00
ENCERRAMENTO
APRESENTAÇÕES
Painel 01 – TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, O NOVO SETOR ELÉTRICO E O PAPEL FUNDAMENTAL DAS HIDRELÉTRICAS
PAINEL 2 – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
PAINEL 3 – A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E SEUS USOS MULTIPLOS
PAINEL 4 – PCHs e CGHs – POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PAINEL 5 – A MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA E A REINSERÇÃO DAS PCHS E CGHS
WORKSHOP – Análise de viabilidade financeira dos empreendimentos de CGH considerando a aplicação das novas regras de GD
PAINEL 7 – TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E INVESTIMENTOS
Patrocinadores Platina
Patrocinadores Ouro
Patrocinadores Prata
Patrocinadores
Apoio
Joana Cruz
Diretora Geral da Azurit.
– Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
– Especialista em Pequenas Centrais Hidrelétricas pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
– Mestra em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
– Atua na gestão empresarial e comercial assim como na gestão de projetos de Engenharia de Recursos Hídricos e de projetos ambientais.
– Palestrante de temas como Licenciamento Ambiental, Avaliação Ambiental Integrada e Outorga de Uso de Recursos Hídricos.
– Autora de publicações do segmento.
Carlos Alberto Valera
Promotor de Justiça.
Pós-Doutorando no Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiróz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Doutor em Agronomia – Ciência do Solo – pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCAV), campus Jaboticabal/SP. Colíder do Grupo Política de Uso do Solo (POLUS) da UNESP/FCAV. Membro Colaborador da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Diretor de Publicaçōes Técnico-jurídicas da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA). Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas (MPMG). Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande e Coordenador do Núcleo Integrador para Tutela da Água e do Solo.
Marcos André Bruxel Saes
Advogado.
Especialista em Direitos Difusos e Coletivos e em Direito Penal. Consultor Jurídico Ambiental da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. Diretor de Meio Ambiente da Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano – AELO. Superintendente Regional do Instituto Brasileiro do Direito da Construção – IBDiC. Membro do Grupo de Trabalho de Licenciamento Ambiental do Setor Elétrico – FMASE. Professor em diversos cursos de pós-graduação. Autor de diversos artigos sobre Direito Ambiental.
Pedro Regoto
Especialista em Mudanças Climáticas.
Graduado e Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutorando no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Já participou de projetos relacionados a mudanças climáticas como o da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) com foco no estado do Rio de Janeiro, e da FIOCRUZ/FIOTEC sobre vulnerabilidade às mudanças climáticas no Brasil, ambos os projetos com ênfase em projeções climáticas. Atualmente, é Especialista em Mudanças Climáticas e Supervisor Técnico da Área de Operações na Climatempo com foco no setor elétrico.
Elusa Barroso
Assessora executiva da Diretoria Geral.
Atuou como advogada no Setor Elétrico cerca de 24 anos, no Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.
Atualmente exerce o cargo de assessora executiva da Diretoria Geral, promovendo a articulação interna e externa dos temas estratégicos do ONS.
Com curso de especialização em ESG pela IBGC e pós graduanda em Transição Energética pela PUC/RJ, a profissional é responsável pela estruturação e implantação do Programa de Sustentabilidade do ONS – ASG+ e pelas ações de engajamento dos empregados para uma ativa e positiva em prol da Sustentabilidade.
José Marques Filho
Sócio da Sustech Consultoria.
Doutor em Engenharia Civil, Professor da Universidade Federal do Paraná, foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, atualmente sócio da Sustech Consultoria. Especializado no desenvolvimento de projetos de geração de energia, envolvido em mais de 40 projetos desse tipo. Trabalha com consultoria em projeto de estruturas de grande porte e segurança de barragens, bem como desenvolve técnicas de inspeção, monitoramento e intervenção em barragens e seus órgãos complementares. Ativo no desenvolvimento de novas tecnologias do concreto com visão sustentável com abordagem holística do laboratório à obra, com aspectos de projeto e análise de riscos. É docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, com inúmeros orientados de mestrado e doutorado em suas áreas de expertise, com várias publicações em revistas nacionais, internacionais e anais de congressos. Foi coordenador de vários cursos de especialização strictu senso do Instituto IDD na Área de Segurança de Barragens, onde é docente em várias disciplinas. Ministrou cursos de Inspeção em Segurança de Barragens de Uso Múltiplo como consultor da UNESCO, em convênio com a ANA em todo o Brasil. Foi presidente do Conselho de Administração das Centrais Elétricas do Rio Jordão – ELEJOR, Coordenador Geral do AHE São Jerônimo e Coordenador do Projeto da Derivação do Rio Jordão. Possui atuação em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, já tendo exercido a função de Conselheiro de Administração e Diretor do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento – LACTEC, o Conselho de Administração do 2 SIMEPAR – Sistema Meteorológico do Paraná, a Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento da COPEL e a Coordenação do Laboratório de Materiais e Estruturas da UFPR. Desenvolveu trabalhos para a questão de Segurança de Barragens no CONFEA e hoje nucleia a Comissão de Normalização de Barragens da ABNT. Foi presidente e vice-presidente do Instituto Brasileiro do Concreto, sendo hoje conselheiro da instituição. É Conselheiro e foi Vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, onde também é Coordenador da Comissão de Uso de Concreto em Barragens, e atuante no Concrete Dams Committee na International Commission on Large Dams.
Alessandra Torres
Presidente da ABRAPCH.
É geógrafa de formação e trabalhou na ANEEL de 2001 a 2007, na Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração.
Sócia-diretora na empresa MH Consultoria Ltda, com foco em regulação.
Ingressou na ABRAPCH no ano de sua criação em 2013, iniciando suas atividades como Diretora Institucional, alcançando a Vice-Presidência onde ficou por 6 anos. Atualmente, ocupa a Presidente da ABRAPCH.
Ademar Cury da Silva
Engenheiro Eletricista.
ENGENHEIRO ELETRICISTA PELA UFPR EM 1971, COM PÓS-GRADUAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES E SISTEMAS DE POTÊNCIA. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE 50 ANOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, SENDO 4 ANOS NA TELEPAR – TELECOMUNICAÇÕES, 25 ANOS NA COPEL, EM CARGOS DE GERÊNCIA E DIREÇÃO, RELACIONADO COM A CONSTRUÇÃO DE 5.000 MW DE HIDRELÉTRICAS DE GRANDE PORTE NO RIO IGUAÇU E 20 ANOS EM CARGOS DE DIREÇÃO EM EMPRESAS PRIVADAS, INVESTIDORAS E FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA PCHS, UHES, EÓLICAS E FOTOVOLTAICAS. ATUALMENTE É CONSULTOR INDEPENDENTE NA ÁREA DE ENERGIA E VICE-PRESIDENTE DA ABRAPCH.
Carlos Evangelista
Presidente da ABGD.
• Graduado em Engenharia e Direito, pós-graduado em Comunicação de
Marketing, especialização em “Política & Estratégia” e MBA em Marketing
de Serviços pela FIA/FEA – USP.
• No setor de Energia há mais de 20 anos, na direção de empresas globais
como Ericsson, Avaya, Leuze Eletronic e GM Tecnologia, trabalhando em
projetos de inovação e fontes renováveis de energia.
• Coordenador geral da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria EletroEletrônica) em 2012, no trabalho “Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na
Matriz Elétrica Brasileira”.
• Premiado pela FIESP (Federação das Indústrias de SP) em 2014, como autor
do melhor projeto na categoria construções sustentáveis.
• Eleito em 2016, 2018 e 2019 pela Full Energy como um dos 100 profissionais
mais influentes do setor de energia.
• Em 2021 foi eleito como um dos 100 profissionais mais influentes da década,
no setor elétrico brasileiro.
• Cofundador e presidente por 3 mandatos da ABGD – Associação Brasileira
de Geração Distribuída.
• Presidente da ABGD para o biênio 2024-2025.
Adriana Coli
Advogada.
Mestre em engenharia da Energia, especialista em Direito Ambiental, com curso de aperfeiçoamento em Processo Civil e cursos de Extensão em (i) Controle Ambiental no Setor de Petróleo e Gás e Direito, (ii) Política Indigenista no Brasil e (iii) Povos e Comunidades Quilombolas: Direitos e Políticas.
Possui mais de 24 anos de experiência profissional, nas áreas de Direito Ambiental, Fundiário e Regulatório. Trabalhou em consultorias para empresas públicas e privadas, em Centros de Pesquisa, na ANEEL e para associações do Setor Elétrico. Foi sócia do Setor Ambiental de escritórios de grande e médio portes e atualmente é sócia fundadora do Coli Advocacia que atua especialmente nas áreas de direito socioambiental e fundiário/imobiliário.
Exerce também assessoria jurídica do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), e é membro das Comissões de Direito Ambiental e da Energia da OAB/PR, da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) e do Instituto de Direito Imobiliário – IBRADIM. Lecionou sobre Direito Ambiental aplicado ao Setor Elétrico, Licenciamento e Responsabilidade Ambiental. É autora de artigos, de capítulo em livro sobre aspectos técnicos, jurídicos e regulatórios de PCHs e Coordenadora do livro “O Setor Elétrico e o Meio Ambiente”.
Luiz Fernando Leone Vianna
Vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia.
O executivo foi CEO da Delta Energia Asset Management e presidente da Delta Geração, ambas pertencentes ao Grupo Delta Energia. Além disso, já ocupou o cargo de diretor geral da Itaipu Binacional (2017-2018) e de Presidente da Companhia Paranaense de Energia – COPEL Holding (2015-2017). Formado em Administração de Empresas e Engenharia Elétrica, pela UFPR, respectivamente em 1974 e 1978. Atualmente, é Presidente do Conselho do Fórum do Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), Presidente do Conselho Mundial de Energia (WEC-BR) , Conselheiro da FGV Energia e Conselheiro da Administração da Abraceel – Associação .
Andre Fonseca
Sócio-Diretor da Thymos Capital.
Managing Director (Sócio-Diretor) da Thymos Capital empresa especializada em assessoria financeira responsável por operações de M&A e Project Finance, dedicada a toda a cadeia do setor elétrico, abrangendo áreas como geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.
Mestre pela FGV, graduado pela PUC-RIO em Administração de Empresas, com 20 anos de experiência em M&A, Project Finance e PPP/Concessões, atuando como assessor financeiro em diversos projetos de energia e infraestrutura.
Pedro Dias
Vice-presidente do Conselho Administrativo da ABRAPCH.
Mestre em Agronomia, Área de Concentração: Ciência do solo e Manejo de Bacias Hidrográficas, especialização em Análise Ambiental e Bacharel em Engenharia Florestal, ambos pela UFPR. Atualmente Diretor Executivo – Cia Ambiental, Presidente do Conselho de Administração da ABRAPCH (Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas).
Afonso Henriques Moreira Santos
Professor da Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI.
O prof.Afonso Henriques Moreira Santos é professor da Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI, onde tem se dedicado ao ensino, pesquisa e extensão notadamente nas áreas de energia e recursos naturais. Sua tese de doutorado na UNICAMP se intitulou “Planejamento de Centrais Hidrelétricas de Pequeno Porte”, tratando de temas que mais tarde se tornaram chaves para o desenvolvimento da geração descentralizada de modo geral, como a quantificação dos efeitos positivos desta na rede. Participou de todo o processo de fomento às PCHs, na década de 1980, como na construção do laboratório de referência LHPCH, no desenvolvimento do curso CEPCH (que preparou uma massa crítica de profissionais para a área), na elaboração dos Manuais de PCH e na criação do Centro de ReferÊncia CERPCH. Mais tarde, como diretor da Aneel, liderou o processo de regulamentação da geração renovável descentralizada, com a consolidação de um regramento avançado e isonômico, que permitiu um avanço significativo das PCHs. Como consultor e projetista, atuou em dezenas de projetos e estudos de PCHs no Brasil e no exterior. Atuou e atua em Conselhos de Administração de empresas de energia e em consultoria nas áreas de energia renovável, notadamente a integração destas no SIN.
Thiago Guilherme Ferreira Prado
Presidente da EPE.
Nasceu em Brasília, DF, Brasil, em 1980. Ao longo de sua carreira, Thiago Prado trabalhou em várias instituições e desempenhou diversos papéis. Ocupou posições no Ministério de Minas e Energia (MME), na Centrais Elétricas do Norte (ELETRONORTE) e no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA).
Thiago faz parte do quadro efetivo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de onde foi cedido.
Além de sua carreira profissional, ele também deu aulas na Fundação Getúlio Vargas na área de energia. Antes de receber o convite para assumir a presidência da EPE, Thiago ocupava o cargo de Diretor do Departamento de Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais e foi Diretor de Planejamento Energético no Ministério de Minas e Energia.
Acadêmico
- Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – UnB;
- Mestrado em Energia e Eletrotécnica pelo Programa Interunidades em Energia (POLI/IF/IEE/FEA) da Universidade de São Paulo – USP;
- Doutor em Engenharia Elétrica na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.
- MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV;
- Especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA;
- Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Estácio;
- Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.
Profissional
- Diretor do Departamento de Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais (MME);
- Diretor de Planejamento Energético (MME);
- Coordenador-geral de Planejamento de Transmissão (MME);
- Gerente de Projeto de Planejamento Energético no Ministério de Minas e Energia (MME);
- Especialista em Regulação do Serviço Público de Energia na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL);
- Especialista em Meio Ambiente (IBAMA);
- Engenheiro de Equipamentos – Inspeção, na Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte);
- Coordenador no Ministério de Minas e Energia (MME);
- Analista de Sistema na Telecom Itália Mobile.
Cesar Pereira
Gerente Executivo de Regulação e Capacitação.
Mestre em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e graduado em Administração de Empresas pela mesma faculdade. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de energia, participou do projeto de implantação do Mercado Atacadista de Energia Elétrica entre 1999 e 2001 e ingressou na CCEE em 2003, atuando em diversas áreas da organização. Atualmente, ocupa a posição de Gerente Executivo de Regulação e Capacitação, área responsável pelas questões regulatórias, desenvolvimento das Regras e Procedimentos de Comercialização e realização de cursos para os agentes e instituições do setor.
Renata Menescal
Diretora Jurídica e de Regulação da ABRAGEL.
Formada pela Universidade católica de Petropolis, com pós graduação pela ADESG, IDP e MBAs em Direito da Economia e em Energy Business pela FGV. Este ano completa 20 anos de atuação no setor elétrico.
Iniciou sua carreira na Eletronorte, passando por empresas como Neoenergia e Enel, além de ter atuado em escritórios jurídicos.
Atualmente é membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro e Diretora Jurídica e de Regulação da ABRAGEL
Maria Aparecida B. P. Vargas
Consultora na área de Recursos Hídricos .
Formada em Ciências Biológicas, especialista em Gestão de Recursos Hídricos. Consultora na área de Recursos Hídricos desde 1995, com foco na gestão de uso de hidroeletricidade. Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, desde sua instalação, inicialmente representando Comitês de Bacia e nos seis últimos mandatos representando o setor de hidroeletricidade, pequenos e médios produtores de energia. Membro dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro – CERHI-RJ, Minas Gerais – CERH-MG, Mato Grosso do Sul – CERH MS. Foi presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do estado do Rio de Janeiro no período de 2016 a 2020, Presidente de um CBH estadual de MG – COMPÉ., Presidente do Conselho de Administração da Agência de Bacia do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP no período entre 2005 e 2007. No CEIVAP representando o segmento de usuários hidroeletricidade como Secretária nos mandatos 2005/2007, 2007/2009, 2009/2010 e 2015/2017. Membro de vários CBHs estaduais e federais, nos estados do RJ, MG, MT, MS, GO, etc… , representando a ABRAGEL – Associação Brasileira de Energia Limpa. Coordenadora do SERPASUL – evento anual que ocorre desde 2009 e que tem como foco discussões sobre “O setor hidrelétrico e a bacia do Rio Paraíba do Sul”. Coordenadora Geral do SEWORLD (2018 e 2019) – Reservatórios, uma questão de segurança hídrica – SIDE EVENT no 8º Fórum Mundial da Água. Secretária de Meio Ambiente de Vila Velha – ES, Professora e CEO da Consultal Consultoria Ambiental ltda.
André Pepitone da Nóbrega
Diretor-Financeiro Executivo da ITAIPU.
André Pepitone da Nóbrega é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Possui graduação em Engenharia Civil e pós-graduação em Geotecnia pela Universidade de Brasília – UnB. Possui título de especialização em “Teoria e Operação de uma Economia Moderna Nacional” (Theory and Operation of a Modern National Economy, em inglês) pela Universidade George Washington – GWU, nos Estados Unidos da América. Realizou o treinamento em regulação de serviços públicos concedidos na Warrington College of Business, na Universidade da Florida e o Analysis and Management of Energy and Environmental Policy, realizado pela Harvard Environmental Economics Program, na universidade de Harvard.
Desde maio de 2023 é Diretor-Financeiro Executivo da ITAIPU. Exerceu, também, esse cargo entre maio de 2022 a março de 2023. Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, entre agosto de 2018 e maio de 2022, foi
também Diretor da ANEEL por dois mandatos consecutivos de quatro anos, entre agosto de 2010 a agosto de 2018.
Desde 2018 é membro efetivo do conselho diretivo da Associação Iberoamericana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, entidade que reúne 27 Agências reguladoras de 20 países da Ibero-América. Exerceu a presidência da
ARIAE entre 2018 e 2022 e a Vice-Presidência entre 2015 e 2018. Entre outubro de 2020 e maio de 2022 foi Vice- residente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, tendo sido Diretor da associação entre 2012 e 2014.
Pepitone também possui vasta experiência em participação em eventos e palestras internacionais sobre o setor de energia e tecnologias sustentáveis, bem como teve diversos artigos técnicos publicados em seu setor de atuação. A lista
de eventos inclui participação em conferências e reuniões em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Com amplo conhecimento sobre os aspectos regulatórios, políticas de descarbonização, inovações no setor elétrico e mobilidade elétrica e experiência em eficiência energética, redes inteligentes e tecnologias sustentáveis.
No exercício de suas funções públicas foi distinguido com inúmeras condecorações as quais destacam-se:
• Comenda da Ordem de Rio Branco
• Título de cidadão Paraibano
• Medalha Epitácio Pessoa, maior distinção do Governo da Paraíba
• Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, maior distinção do Governo de Goiás
• Medalha de Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo
• Honra ao Mérito pelos Serviços Prestados ao Distrito Federal
• Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios
• Ordem do Mérito Naval e Medalha do Mérito Tamandaré, concedidas pela marinha do Brasil
Gleyse Gulin
Advogada.
Especialista em Direito Ambiental. Diretora de Assuntos Ambientais e Conselheira da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), bem como representante da associação no Fórum de Meio Ambiente e da Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE).
Roberto Corrêa
CEO da Cogecon.
Fundador e CEO da COGECOM, primeira cooperativa de energia compartilhada do Brasil; e Diretor de Geração Distribuída na ABRAPCH – Associação Brasileira de PCHs e CGHs.
Renato Rodrigues de Lyra
Subsecretário de energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, da Secretaria-Geral de Governo do Estado de Goiás.
Engenheiro Eletricista pela PUC-Rio, Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Mestrado também pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas empresas de telecomunicações (Alcatel-Lucent, MSI, Amazônia Celular, Nokia e Claro) e de software (WebRadar, Fandango), exercendo funções de liderança. Possui certificação como Advanced Program Manager pela Universidade de Stanford e curso de extensão em empreendedorismos pela Universidade de Harvard.
Benedito Braga
Engenheiro civil.
Engenheiro civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Hidrologia pela Stanford University e em Hidráulica pela USP e PhD em Recursos Hídricos pela Stanford University. É presidente honorário do Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), entidade que presidiu por duas gestões consecutivas, de 2013 a 2018. Foi secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo de 2015 a 2018, copresidente do Comitê Organizador Internacional do Fórum Mundial da Água, em Brasília e na Coréia (em 2015 e 2018) e presidente do Fórum Mundial da Agua realizado na França (2012). Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) desde sua criação até 2009. Entre suas atividades docentes, foi professor da Escola Politécnica da USP, de 1980 a dezembro de 2018, tendo sido professor-titular desde 1993.
Patrick Thomas
Superintendente Adjunto de Regulação de Usos de Recursos Hídricos.
Engenheiro Civil com Doutorado em Gestão de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ e 23 anos de experiência profissional. Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA desde 2003, ocupando atualmente o cargo de Superintendente Adjunto de Regulação de Usos de Recursos Hídricos.
Experiência de 20 anos em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos com foco na implementação de instrumentos econômicos e de comando e controle para garantia da segurança hídrica e atendimento aos usos múltiplos.
Atuação também na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens e na regulação do serviço de adução de água bruta, especialmente no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional – PISF, no processo de fixação das tarifas, estabelecimento de condições gerais da prestação do serviço e de indicadores de desempenho.
Experiência acadêmica como professor convidado da FGV do Curso de MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade e como palestrante em cursos e eventos da USP, UFRJ, UnB e outras.
Denilson Campello
Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado – DPPl.
Natural do Rio de Janeiro e residente em Brasília há mais de 30 anos, é o atual Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado – DPP, foi Diretor do Departamento de Estruturação de Projetos – DEP, ambos da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros – SNFI, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – MIDR, Conselheiro do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP – SEPPI – ME/Caixa Econômica Federal, Membro do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES/MEC, Coordenador do Projeto de Cooperação BRA/20/008-MDR/ABC-MRE/PNUD, Advisor| Board Member da UniverSaúde, foi Superintendente do Centro de Inovação, Ensino e Pesquisa – CIEP, do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF – IGES – SESDF, foi Diretor do Departamento de
Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde – DEPREPS – Ministério da Saúde, Diretor do Programa Mais Médicos para o Brasil – Ministério da Saúde e Membro da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional 2017/2019. Denilson Campello, possui vasta experiência em Gestão Pública e em Consultoria Empresarial, tendo atuado por mais de 30 anos em cargos executivos de grandes empresas brasileiras e multinacionais nos ramos de
TI, Courier, Seguradora, Corretora de Valores/Seguros, Bancos, HealthTecs e no Governo Federal.
No serviço público ingressou em 2017 no Ministério da Saúde, assumindo as responsabilidades de direção relativas ao Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde, no âmbito da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES. Foi representante do Ministério da Saúde em eventos internacionais, como: Cuba Salud e Tripartites PMMB – Cuba, LACRE – Chile, cursos na Escuela Andaluza de Salud Pública – EASP – Granada – Espanha,
Instituto de Economia del Bienestar – IdEB – Universita della Svizzera Italiana – USI – Lugano – Suíça, APHA – American Public Health Association – 2018 -Annual Meeting & Expo – San Diego – CA – USA (palestrante e membro), atuou como palestrante convidado na Università di Bologna – IT – Campus Buenos Aires – AR e no SCF Latin America and the Caribbean Regional Workshop – Quito – Equador (palestrante).
PUBLICAÇÕES:
. Cartilha do Programa Mais Médicos – 2017 – Ministério da Saúde
. REVISTA SAÚDE E INOVAÇÃO – CIEP/HB – IGES – SESDF – 2020 ( Vice-Presidente do Conselho de
Administração e Editor Associado)
Denilson Campello cursa MBA em Economia e Gestão Governamental: Planejamento, Financiamento e Governança Pública – Fundação Getúlio Vargas – FGV e cursou Programa de Directivos em Salud Básica – Escuela Andaluza de Salud Publica – Granada – Espanha, Management de los Seguros y Servicios de Salud y Sociosanitarios – Instituto de Economia del Bienestar – IdEB – Universita della Svizzera Italiana – USI – Lugano – Suíça, Gestão Pública Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais e UDF/DF, e Marketing de Serviços e Desenvolvimento de Produtos – (Real Seguros) ESPM/SP, é casado e pai de dois filhos.
Alessandra Torres
Presidente da ABRAPCH.
É geógrafa de formação e trabalhou na ANEEL de 2001 a 2007, na Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração.
Sócia-diretora na empresa MH Consultoria Ltda, com foco em regulação.
Ingressou na ABRAPCH no ano de sua criação em 2013, iniciando suas atividades como Diretora Institucional, alcançando a Vice-Presidência onde ficou por 6 anos. Atualmente, ocupa a Presidente da ABRAPCH.
Roberto Corrêa
CEO da Cogecon.
Fundador e CEO da COGECOM, primeira cooperativa de energia compartilhada do Brasil; e Diretor de Geração Distribuída na ABRAPCH – Associação Brasileira de PCHs e CGHs.
Mário Luiz Menel da Cunha
Presidente da ABIAPE.
Graduado em Engenharia Elétrica com pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência, na Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciou sua carreira profissional na CELESC onde, por duas vezes, foi Diretor. Foi professor da UFSC, membro do Conselho da ELETROSUL e, ainda no serviço público, ocupou cargos relevantes no Governo de Santa Catarina, no MME/DNAEE e na Presidência da República. Na iniciativa privada, é sócio fundador e presidente do Conselho da empresa de consultoria Energética-Tech, fundou e dirigiu as Associações APINE, ABRACEEL, ABRAGEF, ABREN e a própria ABIAPE da qual é o seu atual presidente. É presidente da Academia Nacional de Engenharia, além de Conselheiro do Conselho Superior de Infraestrutura – COINFRA da FIESP e Presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico – FASE.
Lafayette de Andrada
Deputado Federal.
O deputado Federal Lafayette de Andrada é advogado e estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em seu 2º mandato como deputado federal pelo REPUBLICANOS Lafayette Andrada tem capitaneado discussões relevantes no setor elétrico e de energias renováveis, sendo entusiasta da fonte hidrelétrica de energia. Lafayette Andrada é Presidente da Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa (FREPEL) destinada ao desenvolvimento de projetos de energias renováveis dentro da Câmara.
Pablo Cupani Carena
Engenheiro eletricista.
Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com foco em sistemas de energia. Como engenheiro, inicialmente atuou em projetos de usinas hidrelétricas, e no desenvolvimento de sistemas de telemedição de energia. É funcionário de carreira da Celesc há 17 anos, onde inicialmente exerceu funções técnicas, no departamento de operação do sistema, gerenciando a conexão de pequenas usinas ao sistema elétrico. De 2011 a 2018 ocupou a função gerencial de Assistente do Diretor de Distribuição, e esteve envolvido nos projetos de expansão do sistema elétrico, automação da rede, conexão de usinas, planejamento elétrico, qualidade do serviço e demandas regulatórias. De janeiro de 2019 a julho de 2022 foi Diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, e hoje em dia é Assistente Técnico da Presidência da empresa. Desde julho de 2022 é presidente da APESC – Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina.
Fernando Passalio
Secretário de Desenvolvimento Econômico.
Fernando Passalio, atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, tem uma trajetória sólida no Governo de Minas, iniciando como servidor de carreira da Secretaria de Fazenda em 2008. Desde então ocupou cargos estratégicos para o desenvolvimento econômico, priorizando a geração de empregos, atração de investimentos privados, inovação, desburocratização, liberdade econômica e melhoria da competitividade das empresas do estado.
Passalio é formado em Administração de Empresas e Gestão de Instituições Financeiras, com pós-graduação em Auditoria Governamental. Ele também participou de um programa da ONU sobre Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Medellín, na Colômbia. Como professor universitário, ele lecionou diversas disciplinas, incluindo Orçamento Empresarial, Empreendedorismo, Economia e Mercado Financeiro. Antes de ingressar na gestão pública, Passalio acumulou mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, nas áreas de Auditoria, Controles Internos e Compliance.
Marcel Magre
Gerente de automação e serviços.
Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Metodista Piracicaba(Unimep) e Gerente de Automação e Serviços na Hydac Tecnologia. Trabalhando a muitos anos com automação industrial possui experiência no fornecimento de tecnologia ao setor Hidroelétrico participando ativamente dos grandes processos de modernização do setor nos últimos anos.
Sua ênfase era o atendimento aos grandes players de fornecimento de equipamentos(turbinas/geradores) e das principais empresas fornecedoras de energia do mercado hidrelétrico, propondo melhorias tecnológicas como a inserção de redes de comunicação industrial, conceitos de conectividade, além do monitoramento de condições.
Rodrigo Reis Navarro
Sócio fundador da TECH – SID.
Formado em administração, com mestrado na área de cognição pela Universidade Federal do Paraná.
É especialista em sustentabilidade, advisor de gestão em diferentes startups e sócio fundador da TECH – SID, empresa especializada em desenvolvimento de soluções digitais.
Hilario Daufemback
Chief Technology Officer/Chief Information Officer (CTO/CIO) da Eletrify.
Hilario é Chief Technology Officer/Chief Information Officer (CTO/CIO) da Eletrify e trabalha a mais de 25 anos no setor elétrico.
Trabalhou com desenvolvimento de softwares, sendo Full Stack Developer de sistemas de utilities para cooperativas e distribuidoras de energia e sistemas de gestão de para empresa no ambiente de contratação livre de energia elétrica e comercialização de energia. Desenvolveu também tecnologias para Centros de Operação da Distribuição de Concessionárias e sistemas de medição de energia elétrica para faturamento.
Possui formação superior em Ciências da Computação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e atualmente é Pós-graduando em Ciências de Dados e Big Data pela PUC-Minas.
Gentil Nogueira de Sá Junior
Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia.
É engenheiro mecânico pela UNIFEI, com especialização em direito regulatório da energia e análise de impacto regulatório, ambos pela UNB. Possui mais de 21 anos de experiência no setor elétrico, dos quais 16 dedicados no setor público, nas áreas de regulação técnica e de mercado. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia. Foi Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de maio de 2019 a fevereiro de 2023. Foi Superintendente Adjunto de Regulação dos Serviços de Geração na Aneel entre novembro de 2016 a abril de 2019. Foi Coordenador na Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado (SRM) e na Superintendência de Regulação dos Serviços de Geração (SRG) da ANEEL de janeiro de 2007 a outubro de 2016.
Ivonice Campos
Professora de Tecnologias Minerais.
Iniciou suas atividades empreendedoras como engenheira na gerência de producao de mineracao de carvao, fluorita e coqueria, atuando por 12 anos no Estado de SC. Iniciativa pioneira, acolheu mulheres e promoveu a capacitação técnica especializada, incluindo 32% de mulheres na atividade de produção de carvão e coqueria, onde fundou e participou da presidência da Associacao Nacional de Produtores de Coque. Professora de Tecnologias Minerais e Pós-graduada em Gerência; Planejamento Estratégico; e Relações Internacionais.
Uallace Moreira Lima
Secretário de Desenvolvimento Industrial.
Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisador Visitante do Korea Institute for International Economic Policy (KIEP), e pesquisador convidado do Russian Institute for Strategic Studies (RISS), e Consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Foi Professor-Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FCE/UFBA).Tem experiência na área de Economia Internacional, Economia Industrial e Inovação, com ênfase em estudos sobre indústria, inovação e catch-up tecnológico, inserção internacional e Desenvolvimento Econômico do Brasil e da Coreia do Sul.
Derly Cunha Fialho
Secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do Estado do RS.
Economista, experiência em governança corporativa, gestão de empresas e de organizações associativas, governamentais e de desenvolvimento. Conhecimento e vivência nos setores do agronegócio, indústria, comercio e serviços. Habilidade em gestão de pessoas com foco em resultados, espirito empreendedor e desenvolvimentista. Exerceu as funções de Diretor Regional do SESC/RS e Diretor Superintende do SEBRAE/RS, SEBRAE/GO. Atualmente, Secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do Estado do RS.
Fernando Prochmann
Gerente de projetos ambientais.
Engenheiro bioquímico pela Universidade Federal do Paraná, engenheiro de segurança de trabalho pela FAE, especialista em gestão e engenharia ambiental (UFPR) e gerenciamento e projetos (ISAE/FGV), Fernando é gerente de projetos ambientais, atuando na Cia Ambiental há mais de 17 anos.
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