abratec

09 e 10 de novembro de 2023

Inovações tecnológicas e sustentabilidade sOcioeconômicA ambiental das hidrelétricas

ITAIPU – PTI – FOZ DO IGUAÇÚ – PARANÁ

+ Informações

Alisson Rodrigues | alisson.rodrigues@abrapch.org.br | (61) 99314-8214

As inovações tecnológicas têm desempenhado um papel significativo na promoção da sustentabilidade socioeconômico-ambiental dos setores da energia.

As hidrelétricas oferecem benefícios e mitigações socioambientais em especial as de pequeno porte. As PCHS e CGHS são empreendimentos que tem sustentabilidade, são ativos de descarbonização que devem ser priorizados pelo planejador por serem um Bem da União.

Ainda que essas inovações tecnológicas estejam contribuindo para melhorar a sustentabilidade das hidrelétricas, existem desafios a serem enfrentados. É o que discutiremos no ABRA-Tec, evento que será realizado este ano em novembro de 2023, na Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, trazendo a oportunidade de crescermos como setor.

Chegou a oportunidade de aprofundarmos o nosso conhecimento nas atuais inovações, que abrangem uma variedade de áreas, desde os projetos, estudos, construções e até mesmo suas operações e manutenções.

PATROCINADORES

PROGRAMAÇÃO

09/11 – Dia técnico

08:00 – Abertura
09:00 – Palestra Itaipu
10:00 – Coffe
10:30 – Painel 01
12:00 – Almoço
14:00 – Painel 02
15:30 – Coffe
16:00 – Painel 03
17:50 – Encerramento

200 vagas
* Sujeito a lotação

10/11 – Visita técnica

08:00 – Visita guiada
Feito em ônibus, contempla toda a área externa da usina, incluindo avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e Topo da Barragem. Também inclui dois pontos de paradas: Mirante Central e Mirante Vertedouro.

40 vagas
* Sujeito a lotação

Programação 09/11

Dia técnico

08:00 - Abertura

Alessandra Torres Presidente da ABRAPCH
ver curriculo

09:00 - Palestra Itaipu

André Pepitone da Nóbrega Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL
ver curriculo

10:30 – Painel 01

Hidroeletricidade e sustentabilidade

Pedro Dias
ver curriculo
André Garcia
ver curriculo
Edivaldo José da Silva Junior
ver curriculo
Jean Carlos Helferich
ver curriculo

14:00 – Painel 02

Potencializando a Revolução do Hidrogênio Verde incluindo também as Hidrelétricas

Ademar Cury da Silva
ver curriculo
Sergio Augusto Costa
ver curriculo
Victor Hugo Ricco
ver curriculo
Dr. Eng. Márcio Venício Pilar Alcântara
ver curriculo

16:00 – Painel 03

Serviços, novidades e tecnologias do Setor

Marcelo Rodrigues
ver curriculo
Daniel Taketa dos Santos Lima
ver curriculo
Julio Fantin Ribeiro
ver curriculo
Marcel Aguiar Magre
ver curriculo

LOCAL

PARQUE TCNOLÓGICO ITAIPU – BRASIL

Av. Tancredo Neves, 6731
CEP: 85867-900
Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil

AUDITÓRIO

Cezar Lattes

Alessandra Torres
Presidente da ABRAPCH

É geógrafa de formação e trabalhou na ANEEL de 2001 a 2007, na Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração.

Sócia-diretora na empresa MH Consultoria Ltda, com foco em regulação.

Ingressou na ABRAPCH no ano de sua criação em 2013, iniciando suas atividades como Diretora Institucional, alcançando a Vice-Presidência onde ficou por 6 anos. Atualmente, ocupa a Presidente da ABRAPCH.

Pedro Dias

Vice-presidente do Conselho Administrativo da ABRAPCH

Mestre em Agronomia, Área de Concentração: Ciência do solo e Manejo de Bacias Hidrográficas, especialização em Análise Ambiental e Bacharel em Engenharia Florestal, ambos pela UFPR. Atualmente Diretor Executivo – Cia Ambiental, Presidente do Conselho de Administração da ABRAPCH (Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas).

Ademar Cury da Silva

ENGENHEIRO ELETRICISTA PELA UFPR EM 1971, COM PÓS-GRADUAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES E SISTEMAS DE POTÊNCIA. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE 50 ANOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, SENDO 4 ANOS NA TELEPAR – TELECOMUNICAÇÕES, 25 ANOS NA COPEL, EM CARGOS DE GERÊNCIA E DIREÇÃO, RELACIONADO COM A CONSTRUÇÃO DE 5.000 MW DE HIDRELÉTRICAS DE GRANDE PORTE NO RIO IGUAÇU E 20 ANOS EM CARGOS DE DIREÇÃO EM EMPRESAS PRIVADAS, INVESTIDORAS E FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA PCHS, UHES, EÓLICAS E FOTOVOLTAICAS. ATUALMENTE É CONSULTOR INDEPENDENTE NA ÁREA DE ENERGIA E VICE-PRESIDENTE DA ABRAPCH.

Sergio Augusto Costa

Sérgio Augusto Costa é Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), Fundador e CEO da VILCO Energias Renováveis e Fundador e Managing Director da EMD Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com especializações em M&A pelo New York Institute of Finance (NYIF) e em Regulação de Energias Renováveis pela Florence School of Regulation (FSR), o executivo possui cerca de 20 anos de experiência no setor elétrico, especificamente no ramo de geração de energia.

Ao longo de sua carreira, Costa atuou em diversas empresas de engenharia e consultoria, fabricante de turbinas hidrelétricas e concessionária de serviços públicos, como Voith Hydro, Eletrosul/Eletrobras, Tractebel/ENGIE e Engevix. Além disso, foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH), Vice-Presidente, Co-fundador e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN).

André Pepitone da Nóbrega

André Pepitone da Nóbrega é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Possui graduação em Engenharia Civil e pós-graduação em Geotecnia pela Universidade de Brasília – UnB. Possui título de especialização em “Teoria e Operação de uma Economia Moderna Nacional” (Theory and Operation of a Modern National Economy, em inglês) pela Universidade George Washington – GWU, nos Estados Unidos da América. Realizou o treinamento em regulação de serviços públicos concedidos na Warrington College of Business, na Universidade da Florida e o Analysis and Management of Energy and Environmental Policy, realizado pela Harvard Environmental Economics Program, na universidade de Harvard.

É Diretor-Financeiro Executivo da ITAIPU desde maio de 2023.  Exerceu, também, esse cargo no período de maio de 2022 a março de 2023.

Entre agosto de 2018 e maio de 2022, exerceu o cargo de Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, agência reguladora do Setor. Foi Diretor da ANEEL por dois mandatos consecutivos de quatro anos, entre agosto de 2010 a agosto de 2018.

É membro efetivo do conselho diretivo da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, entidade que reúne 27 Agências reguladoras de 20 países da Ibero-América. Exerceu a presidência da ARIAE entre 2018 e 2022 e a Vice-Presidência entre 2015 e 2018. Entre outubro de 2020 e maio de 2022 foi Vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, tendo sido Diretor da associação entre 2012 e 2014.

Pepitone também possui vasta experiência em participação em eventos e palestras internacionais sobre o setor de energia e tecnologias sustentáveis, bem como teve diversos artigos técnicos publicados em seu setor de atuação. A lista de eventos inclui participação em conferências e reuniões em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Com amplo conhecimento sobre os aspectos regulatórios, políticas de descarbonização, inovações no setor elétrico e mobilidade elétrica e experiência em eficiência energética, redes inteligentes e tecnologias sustentáveis.

No exercício de suas funções públicas foi distinguido com inúmeras condecorações as quais destacam-se:

  • Comenda da Ordem de Rio Branco
  • Título de cidadão Paraibano
  • Medalha Epitácio Pessoa, maior distinção do Governo da Paraíba
  • Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, maior distinção do Governo de Goiás
  • Medalha de Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo
  • Honra ao Mérito pelos Serviços Prestados ao Distrito Federal
  • Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios
  • Ordem do Mérito Naval e Medalha do Mérito Tamandaré, concedidas pela marinha do Brasil

André Garcia

Engenheiro de Energia formado pela FEA/FUMEC (2012), especialista em Fontes Renováveis pela UFMG (2020). Há 12 anos, desde o período de estágio, trabalha com projetos hidrelétricos. Em sua trajetória atuou com desenvolvimento e implantação de projetos de CGHs e PCHs, na coordenação de licenciamento ambiental em todas as fases do empreendimento. Atualmente responde pela gerência de meio ambiente do grupo Hy Brazil, e em 2023 passou a conduzir a Agenda ESG da organização.

Marcelo Rodrigues

É CEO e co-founder da Eletrify, startup voltada para soluções inovadoras e disruptivas para o setor hidrelétrico.
É sócio fundador da Legar, responsável pela divisão de Governança & Gestão, e possui larga experiência em projetos de governança corporativa e familiar para famílias empresárias, organização e planejamento estratégico para empresas ou grupos empresariais de capital fechado ou aberto. www.legar.com.br
Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, com MBA em Gestão de Negócios em Óleo e Gás – IBP e formação superior para Consultores de Empresa Familiar pela Universitat Abat Oliva CEU, Barcelona.
É membro colaborador do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares do Insper e membro do conselho consultivo do Grupo Torresani e da Eletrisa.
Foi presidente do Conselho de Administração da CBP – Indústria Brasileira de Poliuretanos por dois mandatos, no período de jan/2015 a dez/2019, e conselheiro de administração da Cineflix Participações S.A. (Jan/2017 a Dez/2018) e membro do conselho consultivo da ASVOTEC Termoindustrial (Out/2015 a Set/2016).

Edivaldo José da Silva Junior

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil (UNILA).
Bolsista Capes de Intercâmbio Ciência sem Fronteiras na China por 2 anos.
Pós Graduação em Big Data & Data Science (Instituto Positivo)
Doutorando no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar de Energia e Sustentabilidade da UNILA

Engenheiro Civil do Parque Tecnológico ITAIPU (PTI) no CEASB (Centro Avançado em Soluções para Barragens) – Há 5 anos.

Atuou nos Projetos:
Modelagem 3D de Barragens
Simulação Estrutural de Barragens de Concreto

Atualmente atua nos Projetos:

Desenvolvimento de Sistemas de Monitoramento e Alertas de Barragens, envolvendo:

  1. Geoprocessamento
  2. Modelagem estatística de predição
  3. Inteligência Artificial

Daniel Taketa dos Santos Lima

Formação acadêmica em Ciência da Computação e Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, especialista em gerenciamento de projetos, segurança de rede, desenvolvimento web, administração de banco de dados, Linux e serviços em nuvem. Com mais de 11 anos de experiência como Diretor Técnico na Vetorlog em Curitiba, liderando equipes especializadas em soluções inovadoras e personalizadas, contribuindo para a visão estratégica, automação de processos e eficiência operacional.

Julio Fantin Ribeiro

Empreendedor do setor elétrico há 8 anos, com destaque para o setor de geração renovável. Engenheiro de Produção pela UFSC e MSc em Administração e Negócios Internacionais pela FIU (Florida International University), foi Head da Ritmo Energia S.A. por 5 anos. Atua também como conselheiro da ABRAPCH e dos Fundos Solar I e II.

Marcel Aguiar Magre – Vendas

Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Metodista Piracicaba (Unimep) e Gerente de Automação e Serviços na Hydac Tecnologia. Trabalhando a muitos anos com automação industrial possui experiência no fornecimento de tecnologia ao setor Hidroelétrico participando ativamente dos grandes processos de modernização do setor nos últimos anos.
Sua ênfase era o atendimento aos grandes players de fornecimento de equipamentos(turbinas/geradores) e das principais empresas fornecedoras de energia do mercado hidrelétrico, propondo melhorias tecnológicas como a inserção de redes de comunicação industrial, conceitos de conectividade, além do monitoramento de condições.

Victor Hugo Ricco

Executivo com 33 anos de atuação no Setor Elétrico. Iniciou a carreira como engenheiro de Linhas de Transmissão, tendo posteriormente assumido a Gerência de Engenharia de Linhas de Transmissão e Subestações, a Superintendência de Engenharia de Transmissão e posteriormente a Superintendência de Engenharia de Geração de Furnas Centrais Elétricas. Ocupa atualmente o cargo de Gerente de E-Combustíveis da Eletrobrás.

Dr. Eng. MÁRCIO VENÍCIO PILAR ALCÂNTARA

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente servidor público federal na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como Coordenador de Inovação e Engajamento no Mercado.

Jean Carlos Helferich

Servidor Estatutário no Governo do Estado do Paraná.
Atuando na área de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra
Formado em Ciências Econômicas pela FAE
Pós Graduações e Especializações na área de Gestão e Engenharia Ambiental.
De 2011 a 2018 atuou na área socioeconômica em licenciamentos de empreendimentos Hidreletricos
Desde 2019 ocupa a chefia da Divisão de Licenciamento Estratégico _ DLE

Veja o conteúdo das palestras!







×