CGH vai beneficiar mais de 3 mil moradores da região de Bituruna, no Paraná


Assessoria de Imprensa/ Comunicore

O município de Bituruna, no interior do Paraná, será beneficiado pela geração de energia da Central Geradora Hidráulica (CGH), Libera Maria, a partir da próxima semana. Com capacidade de gerar 1 megawatt, a CGH produzirá energia que possibilita atender cerca de 3 mil pessoas. O município, que fica próximo a Palmas, tem pouco mais de 16 mil habitantes. “É uma usina de 1 megawatt, que está numa área totalmente antropizada e localizada em meio a plantação de eucalipto de uma madeireira”, disse Paulo Arbex, responsável pela central. 

O empreendimento recebeu o licenciamento nesta quarta-feira (23), pelas mãos do governador do Paraná Ratinho Junior, durante a V Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidráulica (CGH), que acontece em Curitiba. “Seguimos a risca toda as exigências ambientais e fomos além. Tivemos um cuidado extra, que foi fazer a casa de força no estilo histórico arquitetônico paranaense”, relatou Paulo Arbex, dizendo ainda que a usina entra em operação na próxima semana.

Mudança de paradigma – O Paraná é um dos estados que mais licenciou Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e CGHs. Durante a gestão Ratinho Junior, foram emitidas 127 licenças ambientais para construção de 33 empreendimentos que representam investimentos de R$2 bilhões. 

“Nos últimos 16 anos foram licenciadas 12 PCHs, em apenas 3 anos emitimos 127 licenças ambientais. Isso demonstra a importância que a energia limpa e renovável tem para o nosso governo”, declarou o governador durante a abertura da V Conferência Nacional de PCHs e CGHs, que acontece, em Curitiba. 

Pedro Dias, presidente do Conselho Administrativo da Abrapch, falou sobre a mudança de paradigma no Paraná, que, através da gestão do atual governo, tem desburocratizado o processo de licenciamento, o que, em última instância, tem diminuído o preço da conta de luz para o consumidor final. “É fundamental que a fonte hídrica permaneça dentro de uma condição que garanta que haja uma redução lá na ponta”, ressaltou. 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *