ONS prevê reservatórios do SE/CO com 20% de armazenamento em novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que os reservatórios hidrelétricos do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, cheguem ao fim do período seco, em novembro, com cerca de 20% de armazenamento.

 

Segundo o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, os reservatórios das usinas do Sudeste/Centro-Oeste estão atualmente com 41,4% da capacidade de armazenamento de água para geração de energia.

 

De acordo com Barata – que participou do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico (Enase), nesta quarta-feira, no Rio -, existe a possibilidade de os reservatórios das duas regiões chegarem em novembro com um volume armazenado superior aos 20%. Isso porque, essa projeção não contempla a tendência de configuração do fenômeno climático “El Niño” a partir de julho.

 

O El Niño é caracterizado por chuvas intensas no Sul, onde hoje há escassez de chuvas. Caso o fenômeno se confirme, o subsistema Sudeste não precisará mais exportar energia ao Sul, possibilitando um volume maior de acumulação de água do que o previsto para o segundo semestre.

 

Se o El Niño favorece o Sul, ele prejudica o Nordeste, onde deve haver um agravamento da escassez de chuvas. Barata disse esperar que o nível dos reservatórios hidrelétricos da região fique abaixo de 10% em novembro. Ele explicou, contudo, que não há risco de desabastecimento de energia na região e no país.

 

A crise hidrológica, explicou o diretor-geral, exige um acionamento maior de termelétricas. Por esse motivo, Barata reafirmou que a bandeira tarifária deverá permanecer no primeiro patamar da cor vermelha até novembro.

 

Fonte: Valor Econômico.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *