Aneel quer levar minigeração para universidades federais

A Aneel abrirá uma chamada de P&D para levar projetos de minigeração – de sistemas com capacidade entre 75 kW a 5 MW – e eficiência energética para universidades públicas. O processo entrou em andamento na agência nesta semana e deve ser publicado nos próximos dias.

 

A chamada de projeto prioritário de eficiência energética e estratégico de P&D número 001/2016, intitulada “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Federais de Ensino Superior”, está sendo lançada no momento em que agentes de geração distribuída aguardam a publicação do relatório final do grupo de trabalho do ProGD.

 

O programa do Ministério de Minas e Energia para estimular o crescimento da geração distribuída, incluindo micro e minigeração, foi anunciado em dezembro do ano passado, mas ainda não estabeleceu ações efetivas de incentivo à modalidade. A inclusão de projetos em prédios públicos era uma das medidas esperadas como resultado do grupo de trabalho que foi estabelecido para o ProGD, com representantes do ministério, CCEE, EPE e da própria Aneel.

 

Na próxima semana encerra o prazo para que o GT entregue o relatório final para o MME, finalmente estabelecendo as diretrizes do programa. Além da instalação de sistemas em prédios públicos, é esperado o lançamento de linhas de financiamento acessíveis para pessoas físicas e a criação de mecanismo que permita a comercialização da energia dos projetos no mercado livre.

 

Fonte: Brasil Energia
 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×