Agentes parabenizam ministro pela escolha de Wilson Ferreira

A escolha de Wilson Ferreira Junior para a presidência da Eletrobras agradou os agentes ouvidos pela Agência CanalEnergia. Todos destacaram a capacidade técnica e a experiência do executivo, que deixará no dia 1º de julho a presidência da maior elétrica privada do país, a CPFL Energia, para assumir a maior empresa do setor elétrico.

 
"Acho que é mais um acerto do ministro de Minas e Energia na composição da equipe dele. É um nome indiscutivelmente excelente, por tudo que já vez na CPFL, pelo conhecimento que tem do setor, pelos prêmios que ganhou ao longo da vida… Tudo isso mostra que o Wilson é uma escolha acertada", afirmou a economista Elena Landau, que também teve seu nome cotado para a presidência da Eletrobras.

 
O presidente da Abrage, Flavio Neiva, destacou que Ferreira tem uma visão completa do quadro institucional brasileiro, com experiência nos segmentos de geração, transmissão e distribuição, além de ter uma boa interlocução com todos os agentes. "É uma pessoa extremamente capacitada, com uma visão empresarial de muito sucesso. Tudo isso o credencia a ter uma excelente passagem pela Eletrobras, que precisa reverter essa trajetória de prejuízos dos últimos anos. Tenho uma esperança muito grande que ele possa reerguer a Eletrobras." Segundo Neiva, o maior desafio de Ferreira será organizar o perfil da dívida da companhia, que ultrapassa os R$ 38 bilhões.

 
Para Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica, Ferreira terá como primeira missão fazer um "raio x" na empresa, identificar as ineficiências, para posteriormente prepara a Eletrobras para uma trajetória de eficiência econômica. "Quando eu vi o nome dele fiquei surpresa e muito feliz. A Eletrobras precisa de um bom gestor, precisa de um profissional experiente, que tenha uma carga de empresa privada. O que a Eletrobras precisa é de profissionalização."
 

Para Carlos Faria, diretor-presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia, a atuação de Ferreira no mercado o capacita para reestruturar a Eletrobras. "Wilson é um nome que tem condições de entender o que está acontecendo hoje com o sistema Eletrobras." Ele disse também que a escolha do executivo mostra que o governo está realmente interessado em recolocar o setor elétrico nos trilhos. "Foi uma decisão importante e mostra que o governo está querendo repensar e colocar o setor elétrico novamente em um processo adequado."
 

Ricardo Lima, ex-conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, concordou com Faria. Para ele, é um sinal que o governo está querendo ter um time de profissionais com conhecimento do setor. "Acho que esse governo tomou uma decisão extremamente correta. O Wilson tem todas as condições de fazer um trabalho da mais alta qualidade."

 
Na avaliação de Márcio Severi, presidente da Abragel, todas as indicações do governo estão alinhadas, com escolha de pessoas capacitadas e com visão de mercado. "Acho que é um excelente nome para o que se propõe para Eletrobras nesse momento. Wilson passou por toda a transformação do grupo CPFL, principalmente da transformação cultural e da implantação da governança e hoje a CPFL é referência no setor."

 

Fonte: Canal Energia
 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *