ANA mantém vazão reduzida para bacia do São Francisco

A Agência Nacional da Águas (ANA) decidiu manter a vazão mínima defluente de 800 m³ por segundo nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE) até o dia 31 de maio. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (31/03), no Diário Oficial da União. Normalmente, a vazão mínima defluente em ambos os reservatórios é de 1.300 m³ por segundo.

 

O nível de defluência mínima de 800 m³/s foi solicitada pelo ONS e está autorizado pela ANA desde de 21 de dezembro de 2015. A bacia do rio São Francisco está passando por uma hidrologia desfavorável, com volume de chuvas e vazões abaixo da média histórica. Com isto, o nível de armazenamento nos reservatórios da bacia está em 34%, segundo o ONS.

 

A redução temporária da vazão mínima defluente nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE) leva em consideração a importância de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da água na bacia.

 

A Chesf, responsável por aplicar a redução temporária da vazão na bacia, deverá publicar as informações técnicas da operação aos usuários da bacia e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) durante o período de vazões defluentes mínimas reduzidas.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *