Ocorrências no SIN cortam 1.288 MW de carga no país

O Operador Nacional do Sistema Elétrico reportou cortes de carga de 1.288 MW em todo o país na última terça-feira, 8 de março, segundo dados do Informativo Preliminar Diário da Operação(IPDO). Das quatro ocorrências, três foram mais graves com cortes superiores a 300 MW e afetando Amazonas, Amapá e São Paulo.

A primeira dessas ocorrências aconteceu em São Paulo às 15:29 horas com o desligamento automático dos transformadores 440/138 kV TR-3 e TR-4 da subestação Piracicaba Transmissão, pertencente a CPFL Transmissão Piracicaba. Segundo o ONS, a empresa reportou um incêndio no banco de capacitores BC-2 de 138 kV da unidade. O acidente acarretou na interrupção total de 365 MW da distribuidora da CPFL e da unidade industrial da ArcelorMittal.

O ONS relatou que o restabelecimento foi imediato para 266 MW de carga através da rede de distribuição. Às 15:36 horas foram restabelecidos mais 99 MW, sendo o processo concluído às 15:50 horas. Os transformadores foram religados completamente até às 16:34.

O segundo acidente aconteceu às 17:13 horas em dois pares de linhas dos extremos do complexo de transmissão do Rio Madeira. Houve desligamento nos dois circuitos da linha da Cteep Leste-Ramon Rebert Filho, em 345 kV, em São Paulo, e também no circuito 1 da linha em 230 kV Ji Paraná-Pimenta Bueno, da Eletronorte, e circuito 2 da JTE, separando parte de Rondônia e o Acre do restante do Sistema Interligado Nacional. Os dois estados, contudo, não sofreram cortes de carga, segundo o Operador.

Mas, em São Paulo, houve variação na frequência do SIN que atingiu o valor de 60,46 Hz. A AES Eletropaulo (SP) informou interrupção de 373 MW de carga, 301 MW da distribuição e 72 MW da unidade industrial da Braskem. As cargas foram rapidamente restabelecidas às 17:15 horas com a operacionalização dos dois circuitos da linha da Cteep. Nos estados do Norte, o circuito 2 foi religado um minuto após o problema interligando novamente Acre e Rondônia ao SIN.

O problema de maior proporção aconteceu no fim do dia, às 23:48 horas, na interligação do Amazonas e do Amapá ao SIN. Os dois circuitos da linha em 500 kV Xingu-Jurupari sofreram um desligamento automático, com consequente abertura da interligação Tucuruí-Manaus-Macapá, isolando os dois estados do restante do SIN.

A ocorrência se deu sob tempo chuvoso com descargas atmosféricas, informou o ONS, em nota em separado sobre o incidente. As causas, como das outras ocorrências, estão sendo investigadas. O problema causou a atuação de quatro estágios do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) nos dois estados, tendo a frequência alcançado 57,75 Hz, interrompendo 481 MW de carga – sendo 400 MW da Eletrobras Amazonas e 81 MW da CEA.

O restabelecimento do sistema começou às 23:53 horas no circuito 1 da linha Xingu-Jurupari. A carga foi retomada totalmente às 23:58 no Amapá e à 00:15 hora desta quarta-feira, 9. O segundo circuito da linha foi religado à 00:26 hora.

Na área de distribuição, houve ocorrência no Espírito Santo onde a linha em 138 kV Cachoeiro do Itapemirim-Fruteiras, da EDP Escelsa, teve um desligamento automático às 8:19 horas da terça-feira. A ocorrência levou a um corte de 80 MW no interior capixaba. O restabelecimento da carga foi iniciado imediatamente e às 13:18 foi religada a linha, com total retorno total da carga.

Fonte: Canal Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *