Hidrelétrica de Itaipu bate recorde de produção pela terceira vez no mês

A usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, alcançou na segunda-feira o recorde diário de produção de energia, com a geração de 330.240 megawatts-hora (MWh). Segundo Itaipu Binacional, empresa responsável pela usina, foi o terceiro recorde diário consecutivo registrado pela hidrelétrica nos últimos três dias úteis de fevereiro.

O primeiro recorde ocorreu na última quinta-feira, com a produção de 322.309 MWh; no dia seguinte, a hidrelétrica alcançou 323.894 MWh. Antes disso, a maior geração horária diária de Itaipu foi atingida em 20 de fevereiro de 2013, com 322.211 MWh.

Segundo Itaipu Binacional, o recorde alcançado na segunda-feira seria suficiente para abastecer o município de Foz do Iguaçu por sete meses, ou o Estado do Paraná por quatro dias.

Neste ano, Itaipu já havia registrado o melhor janeiro da história, com a produção total de 8.494.483 MWh. A expectativa da companhia é que em fevereiro a produção também seja favorável.

Para o ano, a meta da diretoria da usina é superar 90 milhões de MWh. Há dois anos, Itaipu não atinge esse patamar, devido à escassez registrada em 2014 e no começo de 2015. Em 2016, a exemplo do segundo semestre do ano passado, porém, a produção da hidrelétrica deve continuar sendo beneficiada pelos efeitos do “El Niño”, fenômeno que amplia o volume de chuvas no Sul do país.

Fonte: Valor Econômico

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *