ITAGUAÇU ENERGIA S/A

A ITAGUAÇU ENERGIA S/A é uma empresa que tem por objetivo único e exclusivo (SPE) atuar como produtor independente de energia elétrica, com o aproveitamento do potencial hidráulico do Rio Pitanga, pela PCH ITAGUAÇU

A empresa foi constituída em 30 de novembro de 2001 por uma sociedade composta por 12 acionistas, todos como pessoas físicas, dos quais dez se dedicam a atividades agropecuárias e dois com experiência no setor elétrico. Todos são considerados na sociedade com perfil de investidores, e forneceram tanto o capital inicial necessário para o empreendimento como as garantias necessárias para obtenção de financiamento.

A Empresa ITAGUAÇU ENERGIA S/A tem por objetivo único e exclusivo (SPE) atuar como Produtor Independente de Energia Elétrica, mediante o aproveitamento, pela PCH ITAGUAÇU, do potencial hidráulico do Rio Pitanga.

A empresa foi constituída em 30 de novembro de 2001 por uma sociedade formada por 12 acionistas, todos pessoas físicas. Destes dez se dedicam a atividades agropecuárias e dois a empreendimentos do setor elétrico. Esta Sociedade forneceu o capital inicial necessário para o projeto, bem como as garantias para obtenção do necessário financiamento.

A Pequena Central Hidrelétrica PCH ITAGUAÇU foi autorizada pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, nos termos da Resolução n.º 317 de 1.º de Julho de 2003, inicialmente com potência instalada de 9.00 MW, com cujas características recebeu a Licença Prévia. Questões da política estadual interromperam os licenciamentos até inicio de 2011. Ao cessaram tais óbices, a ITAGUAÇU Energia S/A pleiteou e obteve o licenciamento ambiental para o Projeto Básico readequado à potência instalada de 14,00 MW. Esta repotenciação se fez através de melhorias tecnológicas do Projeto, que não implicaram em novos efeitos ambientais. Concedida a Licença de Operação nº 29.276, a PCH ITAGUAÇU vem funcionando desde julho de 2013.

A PCH ITAGUAÇU

A Pequena Central Hidrelétrica PCH ITAGUAÇU está situada no rio Pitanga, entre os Municípios paranaenses de Pitanga e Boa Ventura de S. Roque. A Casa de Força está no município de Pitanga, a 11,9 quilômetros da foz do rio Pitanga no rio Ivaí, e no Km 34 da Estrada São João da Colina, Distrito de Marrequinha de Baixo, na margem esquerda do rio.

Esta região pertence ao ecossistema de contato entre a Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista), e a Mata Pluvial do Norte do Paraná (Floresta Estacional Semidecidual), na altitude media em torno dos 600m ao nível do mar. Na margem esquerda do reservatório notam-se colinas suaves, mas mais acentuadas na margem direita, ambas com solos de média a boa fertilidade. Toda a bacia do rio Pitanga está intensamente ocupada por cultivos agrícolas e pecuários, com cuidados conservacionistas incipientes.

A usina da PCH do ITAGUAÇU é formada por uma Barragem de Concreto de 12m de altura e 170m de crista, que formou um reservatório de 34 hectares, no nível máximo normal de 539,5m ao nível do mar. Esse reservatório tem uma profundidade máxima de 8,5m e perímetro de 5.187 metros. É um lago relativamente pequeno, onde todas as águas são trocadas a cada 24 horas. Seu regime operacional é “a fio d’água”, com capacidade média de reservação de água.

Dessa barragem as águas são derivadas por um Canal de Aproximação de 20m, e 4m de largura, até a Câmara de Carga, onde são introduzidas em um Conduto Forçado, de aço, com 2.7m de diâmetro e 136 m comprimento. Por este precipitam-se por 67,60m adentrando na Casa de Força. Ali duas turbinas, com potência total de 14,00 MW aproveitam a vazão Média de Longo Termo, MLT, de 19,88m³/s para gerar uma expectativa de 74.578,50 MWh/ano de energia elétrica, Depois de extrair o potencial hidrelétrico, as águas são devolvidas ao leito natural do rio Pitanga pelo canal de restituição.

O trecho de rio entre a barragem e a casa de força nunca secará, por conta da vazão sanitária de 0,57 m3/segundo, que flui por três dutos abertos na barragem, garantindo as funções ecológicas naturais especialmente dos saltos situados logo abaixo, nesse segmento do rio Pitanga.

Todo o projeto está situado em terras próprias da ITAGUAÇU Energia S/A, em ambos os lados do rio Pitanga. As benfeitorias privadas dos imóveis adquiridos, na área da PCH foram indenizadas. Não há indígenas, quilombolas ou outras populações tradicionais na área do projeto e na sua área de influencia.

A Constituição Estadual do Paraná valoriza empreendimentos como a PCH ITAGUAÇU e recomenda declaradamente sua implantação, como consta no artigo 163, onde se lê:

“O Estado fomentará a implantação, em seu território, de usinas hidrelétricas de pequeno porte, para o atendimento ao consumo local, respeitada a capacidade de suporte do meio ambiente.”

 

1 Comment

  • Nome : CARLOS DONIZETE DE FREITAS ASSIS JÚNIOR

    Habilitação: AE

    GRAU ESCOLARIDADE: 2 GRAU COMPLETO 

    ESTADO CIVIL: CASADO 

    FONES CONTATO: 34 996885836 OU 34 999718863 OU 99674 2423

    CIDADE : ITURAMA MG (OBS) MUDO PRA QUAL QUER CIDADE

    ENDEREÇO: RUA ROMA NÚMERO 80 

    BAIRRO: ITÁLIA 

    CURSOS: MOOP.  INDIVISÍVEL. DIREÇÃO DEFENSIVA.  SOCORRISTA. HABILITADO DE EMERGÊNCIA.  ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR.  BRIGADA DE INCÊNDIO E NR 11

    EMPRESAS QUE TRABALHOU 

    IRMÃOS BOLDRIN 

    PERÍODO DE 16/04/2019 A 12/10/2019 

    CONTRATO DE SAFRA

    USINA VALE DO PONTAL 

    MOTORISTA CARRETEIRO 

    USINA CORURIPE 

    PERÍODO DE 10/07/2012 A 06/06/2018

    REDUÇÃO DE QUADRO 

    MOTORISTA NÍVEL III 

    PRANCHEIRO 

    IRMÃOS BOLDRIN 

    PERÍODO DE 01/04/2020 06/07/2020

    USINA VALE DO PONTAL 

    MOTORISTA CARRETEIRO 

    VENHO ATENDER TODAS AS NECESSIDADES E DEMANDAS DA EMPRESA SE PRECISAR EU TO A DISPOSIÇÃO 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *