A CGH SÃO JOÃO é empresa brasileira cujo foco é a geração de energia limpa e renovável.

A empresa é composta 100% por capital privado, na forma de sociedade limitada de propósito específico, e foi a responsável por toda a estruturação do projeto da CGH, desde a fase inicial de prospecções até a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental junto à todos os órgão municipais, estaduais e federais.

A CGH São João trabalha com o regime de operação à fio d’água, ou seja não dispõe de reservatório de água. Optar por esta modalidade significa não ter reservatório que alague grandes áreas provocando um grande impacto ambiental, e por causar um impacto mínimo este tipo de energia é considerado energia limpa.

Nosso objetivo é gerar energia sustentável com o uso de fontes de energia renováveis sem poluir o solo, ar e água.

História

A CGH SÃO JOÃO está situada no rio São João, afluente do rio Pitangui, no município de Carambeí, região central do Paraná.

Conforme relato do registro de imóveis as instalações atuais datam da década de 70 onde funcionava uma fábrica de pasta de celulose que utilizava uma barragem de alvenaria, barragem provisória de madeira, com respectivo canal adutor e castelo e tubulação de madeira até a turbina, dois barracões de madeira e onze casas de madeira para operários. Atualmente existem a barragem de alvenaria, o canal de desvio e ruinas do castelo (câmara de carga) e da casa de máquinas. O projeto visa recuperar todas as instalações antigas com um projeto moderno que traga segurança e prosperidade para a região, com a criação de empregos, capacitação de pessoal para operação e conservação ambiental.

Para a sua implantação foi realizado inicialmente um estudo de viabilidade onde determinou-se uma potência instalada de 800 kW assegurando a vazão sanitária que mantém a vida do rio entre o barramento e a casa de máquinas, garantido desta forma a manutenção da fauna e flora.

Após a aprovação nos órgãos ambientais e de conexão elétrica foi contratado o projeto executivo.

Abaixo pode-se verificar o arranjo geral da CGH.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *