Da Agência de Comunicação do MME
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Hélvio Guerra, e o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, participaram, nesta sexta-feira (06/11), da inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Bedim, que possui potência instalada total de 6 MW e capacidade de abastecimento de mais de 12 mil residências, e está localizada entre os municípios de Francisco Beltrão e Renascença, no sudoeste do Paraná.
Na construção da PCH Bedim foram gerados 400 empregos e o empreendimento se somará a outras 419 Pequenas Centrais Hidrelétricas atualmente em operação no Brasil, as quais, em conjunto, agregam à matriz elétrica brasileira consideráveis 5.400 MW em capacidade instalada. Além do mais, outras 27 PCHs estão atualmente em construção no País e agregarão outros 331 MW à matriz elétrica brasileira.
Atualmente, dos 174 GW em potência instalada no Brasil, 10% (cerca de 17 GW) estão distribuídos em duzentos e vinte e dois empreendimentos operando em terras paranaenses. Desses, trinta e um são PCHs (com 306 MW de potência instalada).
Outras 8 PCHs estão atualmente em fase de construção no estado do Paraná, em conjunto agregarão mais 139 MW à matriz elétrica brasileira de energia elétrica renovável. Em termos de expectativas, o estado do Paraná tem atualmente oitenta e sete projetos aprovados e que podem ser implantados se obtiverem licenciamento ambiental. A médio prazo, isso poderá significar mais de R$ 9 bilhões em investimentos.
“As pequenas centrais hidrelétricas fazem parte da história do Brasil. Elas possuem um potencial para o desenvolvimento social e econômico. Em todos os locais onde implantamos pequenas centrais os indicadores sociais e econômicos crescem de forma mais acelerada do que nos municípios que estão em torno. Nós temos mais de 400 pequenas centrais hidrelétricas operando no Brasil, e elas espalham desenvolvimento no país inteiro”, disse Hélvio Guerra.
No comment