O Índice Comerc Energia — indicador de consumo dos clientes livres da comercializadora — registrou queda de 1,22% em abril, ante igual período do ano passado. Na comparação com março deste ano, o índice também registrou recuo, de 0,61%.
O indicador engloba um grupo de empresas que respondem por cerca de 15% do consumo total no mercado livre, de acordo com informações da Comerc. Segundo a comercializadora, a tendência de retração mostrada pelo indicador reflete o cenário de fraco desempenho da economia do país.
Em abril, apenas três dos 12 setores considerados no índice Comerc apresentaram crescimento próximo ou maior que 1%, em relação a março. O destaque foi o segmento de manufaturados, cujo consumo de energia avançou 2,27%. Entre as quedas, o movimento foi liderado pelo setor de materiais de construção, com retração no consumo de 9,32%, na comparação mensal.
Segundo a Comerc, na compração do consumo de abril com igual mês de 2015, três setores tiveram aumento superior a 3%: papel e celulose (3,9%), comércio e varejista (3,93%) e alimentos (3,78%). Na mesma base comparativa, o setor de materiais de construção também registrou a maior queda, de 21,15%, seguido pelos setores de manufaturados (12,68%) e eletromecânico (10,96%).
Fonte: Valor Econômico
No comment