Um desligamento numa linha de transmissão deixou estados das regiões Norte e Nordeste sem energia por pelo menos uma hora, devido a queimadas de grandes proporções, segundo informou o ONS. O apagão ocorreu na última segunda-feira (30/8).
O incidente afetou inicialmente o circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV Miracema – Colinas, pertencente à transmissora Intesa, desligada automaticamente às 12:14 horas.
Na sequência, às 12:49 horas, os circuitos 1 e 2 da mesma linha de transmissão, de propriedade da Eletronorte e Taesa, respectivamente, e a LT em 500 kV Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II, de propriedade da Taesa, também tiveram desligamento automático.
O sistema foi totalmente religado às 13:40. Os estados afetados foram Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O desligamento resultou em queda de frequência que causou a retirada de 2.300 MW de geração – 1.700 MW de térmicas e 600 MW de eólicas, nas duas regiões.
A situação demandou o corte de carga para restabelecer equilíbrio entre oferta e demanda, que totalizou 3.500 MW, sendo 2.700 MW no Nordeste (26 % da carga total do momento) e cerca de 800 MW no Norte (14% da carga total).
Fonte: Brasil Energia
No comment