O Centro-Oeste é a região brasileira com maior participação de fontes renováveis em sua matriz energética, que chegava a 58% em 2015, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME. O setor sucroalcooleiro puxa o resultado, ocupando 33% da matriz energética da região, seguido de lenha e outras bioenergias (15,9%) e da fonte hidráulica (9%). Os indicadores constam no documento “Matrizes Energéticas Estaduais, ano de referência 2015”.
A região Sul ocupa o segundo lugar nacional em termos de participação de renováveis, com 40,7%. Na sequência estão Sudeste (40,5%), Norte (38,7%) e Nordeste (36,5%).
Em termos de suprimento de energia elétrica, o Norte apresentou o maior superávit em energia elétrica, de 85%, seguido do Sul (73%), e do Centro-Oeste (43%). Já Sudeste (48%) e Nordeste (15%) apresentaram déficits das suas necessidades, de 48% e 15%, respectivamente.
O documento abrange informações de energia das cinco regiões geográficas e dos 27 estados brasileiros, destacando as matrizes de produção primária, de comércio externo, de oferta interna, de emissões de dióxido de carbono, da indústria de energia, e do consumo final por setor econômico.
Fonte: Brasil Energia
No comment