Com grande interação dos representantes das associações do setor elétrico, a CCEE realizou o primeiro workshop sobre o estudo que visa criar alternativas para tratamento da inadimplência de agentes e ex-agentes da instituição. Agora, os próprios agentes estão convidados a participar do segundo encontro, agendado para o dia 9 de agosto, das 14h às 17h30, em São Paulo.
Disponibilizada com antecedência no site da CCEE, a versão preliminar do estudo foi apresentada e discutida por representantes da Abraceel, Cogen, Apine, Abradee, ABRAPCH, Abiape, Abraget, Abragel, Abeeólica. Fruto da discussão, o material já apresenta algumas alterações, como a inclusão da idade da dívida, visto que esta informação influencia na análise e construção da matriz de acordos. Além disso, a lista das ações de cobrança também está disponível em formato XLSX, permitindo que os agentes utilizem os dados em suas avaliações.
Os encontros integram uma série de ações programadas pela Câmara de Comercialização para avançar na proposta de recuperação de valores inadimplidos por descumprimento de obrigações nas liquidações financeiras. Além das discussões presenciais, os agentes e associações também podem enviar contribuições por meio do endereço estudo.inadimplencia@ccee.org.br com o assunto “Workshop Tratamento da Inadimplência” até 18 de agosto.
Após este período de interação, a CCEE apresentará uma devolutiva sobre o tema em 20 de setembro, visando encontrar uma alternativa que atenda aos anseios de credores e devedores. Vale lembrar que este estudo também foi recomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, conforme Despacho 2.734/2016, que deverá analisar e decidir novo tratamento dos débitos de natureza pública.
Fonte: CCEE.
No comment