Operação sombra do PLD horário começa nesta segunda-feira (16/4)

Ao discutir a modernização do setor elétrico e o desenvolvimento de novos serviços, uma mudança estrutural sempre foi apontada como essencial pelo mercado: a precificação horária. A partir desta segunda-feira (16/4), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE começa a operação sombra, com cálculo e publicação diária do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD do dia seguinte e em base horária. A iniciativa faz parte do planejamento desenvolvido pelas instituições setoriais em conjunto com os agentes do mercado para implementação da nova métrica, que visa dar mais dinamismo e aproximar a precificação da operação.

Diariamente, a CCEE divulgará em seu site e no aplicativo mobile os preços para cada hora do dia seguinte. Para fazer este cálculo, será utilizado o modelo computacional DESSEM, desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel, que também servirá de base para a operação do sistema feita pelo Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS.

“Com a divulgação do preço sombra, iniciamos uma fase de transição do preço por patamar para o preço horário. Neste período, os agentes poderão medir o impacto desta mudança em seus negócios, se preparando para a mudança prevista para janeiro de 2019. Teremos a oportunidade de ver na prática aquilo que estudamos nos últimos anos para aprimorar a precificação e trazer uma série de benefícios”, destaca Cesar Pereira, gerente de Regras, Capacitação e Preços.

 

Confira alguns benefícios esperados:

Benefícios do Preço Horário

Vale ressaltar que o preço horário divulgado na operação sombra não é oficial, permanecendo vigente o PLD semanal por patamar, divulgado pela CCEE toda sexta-feira. As informações são apresentadas apenas para análise e avaliação do mercado.

 

Onde encontrar os valores do preço horário da operação sombra?

Para acompanhar os valores divulgados diariamente pela CCEE, os agentes de mercado terão duas opções: o site da instituição e o aplicativo mobile. No portal, a informação ficará disponível na seção de preços, com a subdivisão “Preço Sombra”. Além dos valores calculados para o dia, um arquivo XLS compilará os valores para o período selecionado pelo usuário. Confira o espaço a partir desta terça-feira (17/4). (O que fazemos > Preços > Preço Sombra)

A partir de terça-feira, a nova versão do APPCCEE também disponibilizará a funcionalidade do preço horário. Após a atualização, o aplicativo exibirá um banner na parte superior que permitirá a navegação direta para as informações. Caso o banner seja fechado, será possível acessar as informações no espaço do PLD. Ao entrar, na parte inferior, haverá o ícone para visualização do preço sombra.

No aplicativo, os agentes de mercado poderão fazer comparações com gráficos, que permitem visualizar o valor oficial (PLD semanal por patamar) e o preço horário com e sem rede elétrica calculado. “Com o APP da CCEE, os agentes terão acesso imediato ao PLD Horário em um formato simples e amigável, mesmo que estejam em trânsito, fora do escritório. Esse é mais um passo na estratégia de mobilidade da CCEE, que se propõe a entregar conteúdos relevantes de negócio ao mercado com agilidade e precisão”, destaca Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.

APP do Preço Horário

 

Implementação do Preço Horário

Apesar do início da divulgação do preço sombra, que é o período de teste do preço horário, o mercado permanece operando com o preço semanal por patamar. Seguindo o cronograma definido pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, que é composta por representantes das instituições setoriais, a implementação oficial do preço horário deverá ocorrer em janeiro de 2019. Confira abaixo os principais marcos do projeto.

Cronograma do Preço Horário

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: CCEE.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×