Evento apresenta primeiros resultados do Preço Sombra e análises do PLD semanal

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizou na última quarta-feira (18/4) o I Encontro do InfoPLD Semanal, que tem por objetivo analisar o comportamento do preço durante a operação sombra do PLD horário e os fatores que influenciaram o preço semanal. Durante o workshop, os agentes puderam acompanhar análises dos primeiros resultados da metodologia em comparação com o preço semanal vigente, além de questões meteorológicas e projeções mensais. Confira apresentação aqui.

Iniciada na última segunda-feira (16/4), a operação sombra do preço horário visa possibilitar a avaliação dos impactos da mudança no cálculo desta importante variável para o mercado de energia elétrica. Durante o encontro, a CCEE esclareceu a divulgação de dois preços horários durante a operação sombra, um considerando a rede elétrica interna ao submercado e outro sem considerar a rede elétrica. O objetivo é permitir uma visualização das diferenças provocadas por essa premissa.

Nas divulgações realizadas do PLD horário dos dias 17 e 18 de abril foram perceptíveis algumas variações, especialmente no submercado Nordeste, o que ainda está sendo avaliada pela instituição. “O que percebemos é o preço horário ficando abaixo do preço semanal, principalmente pela carga líquida do DESSEM mais baixa que a carga do DECOMP”, analisou Camila Giglio, da gerência de Preços da CCEE.

Além da análise da operação sombra do preço horário, o encontro apresentou pontos de destaque no comportamento do preço semanal, que segue vigente para o mercado. Na terceira semana de abril, o PLD dos submercados SE/CO e Sul subiram por conta de afluências abaixo da expectativa.

O evento também contemplou análises hidrometeorológicas (precipitações registradas e as vazões das principais bacias) que impactam no comportamento do preço, o comportamento da carga e a atualização das projeções do PLD para os próximos meses.

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: CCEE.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×