Carga do SIN apresenta variação positiva de 2,5% em novembro

A carga nacional de energia elétrica atingiu 67.664 MW médios em novembro, o que representa uma variação positiva de 2,5% em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de outubro/18, verificou-se uma variação positiva de 0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou uma variação positiva de 1,5% em relação ao mesmo período anterior.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), em novembro, o comportamento da carga de energia foi afetado positivamente pela temperatura, superiores às verificadas no mesmo mês do ano anterior, principalmente nos subsistemas Norte e Sul.

Contudo, o lento processo de recuperação econômica afetou negativamente o desempenho da carga. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,8% no 3º trimestre de 2018, na comparação com os três meses anteriores. Embora a economia tenha mostrado aceleração entre os meses de julho e setembro, a melhora se deve principalmente a fraca base de comparação com o trimestre anterior – cujo resultado foi fortemente afetado pela greve dos caminhoneiros no final de maio.

A taxa de crescimento de 1,9% na carga ajustada indica que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram negativamente com 0,6% para a taxa de variação da carga do SIN em novembro/18. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 13 de dezembro.

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×