Em carta entregue às equipes dos candidatos à Presidência, o Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (Fmase), que reúne uma série de associações do setor elétrico, pediu que haja maior valorização da fonte hidrelétrica e integração entre os órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos e o setor elétrico.
“A hidroeletricidade é a fonte renovável mais flexível de que dispomos atualmente. Seria impossível toda essa expansão das fontes eólica e solar sem a presença da geração hidráulica existente. Essa combinação é o pilar para a manutenção de uma matriz elétrica de baixo carbono”, disse o presidente do Fórum, Marcelo Moraes.
O grupo solicita ainda o que chama de “tratamento adequado” para que as fontes eólica e solar continuem tendo crescimento. Pede também atenção ao potencial da eólica offshore, do hidrogênio verde e ao reforço da infraestrutura de transmissão para atender os aumentos da geração.
Projetos de lei
Em nota, o Fórum informa ainda apoio a projetos de lei em tramitação. O primeiro citado é o PL 414/2021, que trata, principalmente, da abertura de mercado. “Devemos cuidar da adequada sustentabilidade e modernização do setor, boa parte tratada no PL 414/2021, que reflete uma visão consolidada do setor elétrico e precisa ser aprovado prioritariamente na Câmara dos Deputados”, declarou Moraes.
A entidade defendeu também a criação de um mercado regulado de carbono, conforme proposto no PL 2158/2015, e também o PL 2.159/2021, sobre licenciamento ambiental.
Por Estadão
http://broadcast.com.br/cadernos/financeiro/?id=WkhHdkhGV2JVMnJ3N1BUY0RvOTFGZz09
No comment