Crise hídrica foi revertida de maneira confortável, diz presidente do conselho da CCEE


No entanto, Rui Altieri afirmou que as medidas emergenciais terão um custo elevado para o consumidor.

O presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri, disse que o país conseguiu reverter a crise hídrica “de maneira confortável”, mas que as medidas emergenciais terão um custo elevado para o consumidor.

Segundo ele, o despacho por segurança energética custará R$ 24,3 bilhões, o que representa encargos para o consumidor da ordem de R$ 39 por megawatt-hora.

“Temos uma matriz térmica que precisa ser melhorada, é obsoleta e custa caro”, disse Altieri, durante encontro com jornalistas.

Leilão de reserva de capacidade de energia

Altieri afirmou que tem “muita expectativa” em torno do leilão de reserva de capacidade de energia, marcado para 21 de dezembro. Segundo ele, o ano de 2021 foi difícil, mas caminha para fechar com um “excelente leilão”.

Ao todo, 132 projetos foram cadastrados, que somam uma capacidade total de 50,7 gigawatts, sendo 9,4 GW relativos a projetos existentes. A maior parte dos projetos cadastrados (47 GW) diz respeito a termelétricas a gás natural.

Altieri disse ainda que o mercado regulado de energia “vai precisar de um tempo para se recuperar”, mas que o ambiente livre, por sua vez, tem registrado um “crescimento vigoroso”.

Segundo a CCEE, o consumo no mercado livre acumula crescimento de 14,4% em 2021, ante 2020, e de 16,3% em relação a 2019. A entidade também apresentou o potencial de ampliação do ambiente livre de energia do país. Ao todo, 69 mil unidades consumidoras do grupo A (com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV) tem potencial de migração para o mercado livre. Se toda essa migração ocorresse, cerca de 40% do consumo de energia do país estaria no ambiente livre.

Energia renovável

O presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica disse também que a entidade pretende atuar como certificadora da energia renovável usada na produção de hidrogênio verde no Brasil.

“Muitas companhias estrangeiras têm interesse na compra [de hidrogênio verde no Brasil]”, afirmou, durante encontro com os jornalistas.

O objetivo da CCEE é garantir a origem renovável dos insumos usados na produção do hidrogênio verde no país.

Fonte e Imagem: Valor Econômico
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/12/02/crise-hidrica-foi-revertida-de-maneira-confortavel-diz-presidente-do-conselho-da-ccee.ghtml#:~:text=O%20presidente%20do%20conselho%20de,custo%20elevado%20para%20o%20consumidor.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×