Cenário doméstico complicado se soma a ambiente externo incerto por arrefecimento da economia chinesa e variante delta
Por Marsílea Gombata
A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria preocupa em um momento de elevação de taxa de juros e arrefecimento da economia chinesa. A perspetiva para os próximos trimestres não é boa, já que a crise hídrica e o ambiente político conturbado devem continuar pesando, afirma Igor Rocha, diretor de Economia da Abdib.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da indústria teve retração de 0,2% no segundo trimestre frente ao primeiro, feito o ajuste sazonal.
“O dado é bem preocupante no momento em que estamos aumentando a taxa de juros e há perspectiva de arrefecimento da economia da China”, afirma o economista. “Do ponto de vista estático, temos a perspectiva de menor crescimento mundial e a variante delta, que não traz expectativa positiva. O cenário piorou.”
Da perspectiva do Brasil, afirma, o cenário é conturbado e pouco animador. “Reformas não passam ou passam de forma torta e o ambiente político institucional está muito conturbado. Isso dificulta muito qualquer investimento aqui”, argumenta.
Rocha ressalta que a crise hídrica deve contribuir negativamente para a produção industrial nos próximos meses, já que o setor tem consumo de energia e água intenso.
“Apesar da taxa de câmbio favorável para nossas exportações, a crise hídrica se agravando e os custos mais altos de energia devem complicar o setor industrial”, afirma. “A tônica do setor industrial será dada pela crise hídrica.”
Fonte e Imagem: Valor Econômico
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/09/01/crise-hdrica-e-ambiente-poltico-conturbado-devem-continuar-pesando-sobre-indstria-e-investimentos.ghtml
No comment