MME participa da XI Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis


O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou hoje (19/1) da XI Assembleia Geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), realizada em formato virtual.

A IRENA foi criada em 2009, com sede em Abu Dhabi e conta atualmente com 163 membros, além de 22 Estados em processo de adesão. O Brasil, cujo pleno ingresso na IRENA está ainda pendente de aprovação legislativa, é país em processo de adesão desde 2018.

A XI Assembleia da IRENA conta com a participação de altas autoridades nacionais e do Secretário Geral das Nações Unidas e tem como tema central “COVID-19: Transição Energética”. O debate está focado nas necessidades e prioridades dos países membros para uma retomada econômica sustentável do ponto de vista energético.

Em sua intervenção, Bento Albuquerque recordou que os processos de transição energética variam em ritmo e estágio de acordo com as realidades nacionais e regionais. Enfatizou que “não há uma receita universal” e que “depende de cada país identificar suas vantagens competitivas e tirar o melhor proveito delas, contribuindo para o esforço coletivo para um futuro de baixo carbono”.

Com uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil tem buscado manter uma “neutralidade tecnológica” em seu planejamento energético, lançando mão de uma ampla gama de fontes renováveis e soluções tecnológicas para a redução de emissões de CO2.

No que diz respeito à relação com a IRENA, o ministro registrou que o Brasil vem reforçando a colaboração com as áreas técnicas da agência. Um exemplo é a iniciativa sobre cenários de longo prazo coordenada pela IRENA, que foi de grande utilidade no processo de atualização do Plano Nacional de Energia 2050.

Acesse a integra do discurso proferido pelo Ministro de Minas e Energia:

Português

Inglês

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MME

19.01.2021

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *