Etnias indígenas querem regularizar geração de energia


A produção de energia elétrica em regiões indígenas esteve em pauta em Brasília nesta semana. Um encontro reuniu o Ministério das Minas e Energia, a Funai e mais de 30 etnias indígenas que querem a regularização das atividades de geração de energia elétrica, piscicultura, agricultura, mineração e turismo em suas terras.

 

As lideranças entendem que este é um caminho para trabalhar, erradicar a situação de absoluta miséria em que algumas aldeias se encontram e dar educação, saúde, alimentação e dignidade humana às futuras gerações.

 

Os representantes pedem ao Congresso Nacional a aprovação do PL de regulamentação de atividades econômicas em terras indígenas. Um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já está agendado.

 

Segundo o Cacique Beti Kayapo, a minoria das aldeia tem todo o direito de não fazer nada em suas terras e continuar passando por necessidades mas não tem o direito de impedir que outras aldeias, que querem o desenvolvimento sustentável, tenham que viver na miséria com mortalidade infantil de mais de 30%

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×