A ABRAPCH participou, nesta quarta-feira (13), do Workshop As PCHs do Paraná: transformando potencial energético em negócio. O encontro – que abordou o mercado no setor de energia – foi realizado no Auditório da Sede da COPEL, em Curitiba, e reuniu entidades do Setor Elétrico, Ambiental, além de representantes do Poder Público.

Para o vice-presidente do Conselho Administrativo da ABRAPCH, Pedro Dias, o workshop foi uma oportunidade de a Associação apresentar os aspectos positivos do setor: “A ABRAPCH fica honrada em ter esse espaço para tratar das PCHs e CGHs no Brasil. Uma fonte de energia que gera emprego, renda, usa tecnologia nacional e deve ter espaço garantido onde existir recurso hídrico abundante”, destacou.

O Secretário-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hélvio Guerra, falou sobre os benefícios das PCHs e CGHs . “A PCH desenvolve a economia do local em que ela está instalada e também a parte social dos municípios. Em todos os lugares em que há uma pequena central, os indicadores de desenvolvimento crescem de maneira mais acentuada”, relatou Hélvio.

Durante o Workshop, os convidados debateram alternativas para agilizar o processo de instalação de novas PCHs e CGHs e como os novos empreendimentos podem ser o caminho para o desenvolvimento econômico.

Para o Presidente da Companhia Paranaense de Energia – Copel, Daniel Pimentel Slaviero, o encontro teve a intenção principal de fortalecer este segmento: “Queremos fortalecer a energia limpa. Fazer com que todo esse potencial energético possa se transformar em riqueza para a sociedade, para os empreendedores e para o Paraná. A única maneira de estimular a energia mais limpa, mais confiável e mais segura é através das PCHs e do aproveitamento hidrológico”, explicou.

LICENCIAMENTO
Um dos pontos sensíveis deste setor, o processo de licenciamento para novos empreendimentos foi abordado por José Volnei Bisognin, Diretor de Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamentos Especiais (IAP): “Estamos trabalhando para agilizar o processo de licenciamento de novos empreendimentos. Com a mudança do fluxograma, do planejamento e com a chegada dos novos técnicos, temos a certeza que vamos dar agilidade maior a esse processo”, contou.

NOVO EVENTO
Nos dias 12 e 13 de dezembro a Abrapch, na sede do BRDE em Curitiba, um Workshop em parceria com o com o MP, IAP, ANEEL e a comunidade. Entre os temas que serão discutidos a segurança jurídica, o licenciamento ambiental e consulta pública.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×