O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a quarta semana de junho (22 a 28 de junho de 2019) foi fixado em R$ 124,92/MWh para todos os submercado, correspondendo a um aumento de 59% no preço médio da energia no mercado spot.
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a elevação do PLD é explicada pela redução das afluências estimadas para junho de 2019. As afluências deste mês devem ficar em torno de 103% da Média de Longo Termo (MLT) para o sistema, estando acima da média apenas no submercado Sul, com 164% da MLT. Na região Sudeste, a expectativa é de 95%, no Nordeste, 54% e, na região Norte, 89% da MLT.
A carga prevista para a próxima semana do Sistema Interligado Nacional (SIN) deve ficar em torno de 220 MW médios mais baixa em relação à previsão anterior, com redução apenas na região Sul.
Os níveis dos reservatórios ficaram praticamente conforme o esperado, com alterações entre os níveis dos submercados. Os níveis de armazenamento apresentaram reduções no Sudeste (-620 MW médios) e no Norte (-30 MW médios). Enquanto ficaram acima do previsto para o Sul (+600 MW médios) e no Nordeste (-50 MW médios).
O fator de ajuste do Mecanismos de Realocação de Energia (MRE) para o mês de junho de 2019 está estimado em 68,4%. O Encargo de Serviço do Sistema (ESS) previsto para junho de 2019 é de R$ 43 milhões, sendo em sua totalidade referente às restrições operativas.
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
Fonte: Canal Energia.
No comment