Parque Barigui terá iluminação gerada por energia limpa

Um pequena hidrelétrica, doada ao município pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), vai produzir energia suficiente para iluminar o Parque Barigui. Instalada no lago do parque próximo à BR 277, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) será lançada nesta sexta-feira (10), às 12h30, durante a 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs e CGHs, que será realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Salão de Atos do Parque Barigui.

O projeto recebeu o nome de Nicolau Klüppel, uma homenagem ao engenheiro e ambientalista do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) falecido em 2016. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a produção será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados pelo município. A estimativa é que a economia aos cofres públicos seja de R$ 132 mil por ano.

As PCHs e CGHs são as fontes com a menor emissão de gases de efeito estufa do mundo e também as mais baratas.

De acordo com o presidente da Abrapch, Valmor Alves, a doação da turbina para a geração de energia no Parque é uma contribuição para a cidade, que demonstra a importância das fonte hidráulica.

“O objetivo é colaborar com a cidade de Curitiba, promovendo economia de recursos financeiros. Além disso, estamos incentivando as tecnologias e inovações para a fonte hidráulica”, afirma Valmor.

 

 

Aplicativo

Além das obras civis e manutenção da Central Geradora, a Abrapch também está doando um aplicativo para controle e acompanhamento da geração de energia em tempo real.

Baixando o aplicativo ou acessando o site na internet, qualquer cidadão poderá acompanhar o sistema.

 

Projeto

A Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas oficializou a doação da Central Geradora Hidrelétrica em setembro do ano passado, em cerimônia realizada na Prefeitura de Curitiba. Na ocasião, o prefeito Rafael Greca anunciou que era “o início de um programa de eficiência energética para Curitiba”. Ele defendeu o uso de energias limpas como “avanço para um novo mundo” e criticou as usinas termoelétricas como “poluidoras e contra a economia popular”.

 

A Abrapch doou a usina composta por uma turbina chamada Rosca de Archimedes  e que é utilizada em baixas quedas para geração de energia. Ela contribui para a melhoria da fauna aquática e nível de oxigênio na água. No Parque Barigui, a CGH vai utilizar a vazão de 2m3 de água por segundo, numa velocidade de operação de 30 rotações por minuto, aproveitando a vazão do vertedouro cerca de 30 kilowatts, o que equivale ao consumo de 135 residências médias.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as geradoras de energia elétrica de pequeno porte podem ser classificadas em Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e Central Geradora Hidráulica (CGH). As PCHs são usinas com reservatório de até 13 quilômetros quadrados e com potência instalada entre 5 e 30 MW. As CGHs têm potência máxima de até 5 MW.

Por serem menores, a construção dessas centrais de energia é mais barata e elas causam menor dano ambiental, pois não alagam grandes áreas, preservando o habitat natural das espécies que vivem nas proximidades.

 

Nicolau Klüppel

A Central Geradora Hidrelétrica do Parque Barigui foi batizada com o nome do engenheiro civil e ambientalista Nicolau Klüppel, que trabalhou no Ippuc e faleceu aos 86 anos em outubro de 2016. Ele foi um dos precursores na filosofia da drenagem urbana no Brasil, utilizando lagos para captação de água para evitar enchentes. A solução viabilizou a construção de alguns dos principais parques da cidade, como o próprio Barigui e o São Lourenço.

 

Nicolau Klüppel também participou da implantação do Plano Diretor de Curitiba e da concepção do programa Lixo Que Não é Lixo. Além do Ippuc, foi assessor técnico para assuntos de água e saneamento dos prefeitos Jaime Lerner e Saul Raiz.

 

Serviço

Lançamento da Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel

Durante 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs e CGHs

Realizada pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas

Dia 10 de maio, sexta-feira, 12h30

Salão de Atos do Parque Barigui

 

Informações à imprensa:

Ceres Battistelli

(41) 9.9162.4740

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×