CMSE avalia condições de suprimento de energia no País

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou nesta quarta-feira (6) que as previsões meteorológicas apontam para ocorrências de chuvas nos próximos dias e que está garantido o suprimento de energia elétrica ao País.

Os membros do Comitê verificaram a qualidade do período úmido até o momento e concluíram que, apesar da expectativa da melhor condição meteorológica, a quantidade de chuva e os valores de vazão nos principais rios, do ponto de vista de geração de energia hidrelétrica, estão inferiores aos valores médios históricos.

Para o melhor acompanhamento do cenário, o Comitê vai reduzir o intervalo de suas reuniões para, de posse de dados atualizados em prazos mais curtos, avaliar as condições de atendimento, e, se for necessário, adotar medidas para aumento da disponibilidade de geração após análise dos custos associados. Assim, fica marcada para próxima sexta-feira (8) a primeira reunião extraordinária do CMSE de 2019.

Informações Técnicas:

Condições Hidrometeorológicas: em janeiro de 2019, predominou no País cenário de pouca chuva, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Como consequência, em termos de Energia Natural Afluente – ENA bruta, foram verificados valores abaixo da média histórica em todos os subsistemas. As previsões para os próximos dias indicam o aumento das precipitações, porém o solo permanece seco e a resposta em termos de vazão dependerá da permanência da ocorrência de chuvas.

Energia Armazenada: no mês de janeiro, foram verificados armazenamentos equivalentes de 26,5%, 44,5%, 42,1% e 30,6% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Para fevereiro, há possibilidade de melhoria dessas condições no Sudeste/Centro-Oeste e no Norte, porém os armazenamentos previstos ao final do mês são 27,9% e 45,8%, respectivamente. Já para o Sul e o Nordeste o as previsões indicam 41,4% e 40,9%.

Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada em janeiro foi de 321,5 MW de capacidade instalada de geração, 1.005 km de linhas de transmissão e 600 MVA de capacidade de transformação.

O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País.

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: MME.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×