Os investimentos em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) têm sido uma realidade na região do Alto Uruguai Catarinense nos últimos anos. Em Arabutã, três empreendimentos estão em andamento. As PCHs incrementam a economia local e colaboram para a ampliar a geração de energia. Muitos empresários estão aproveitando o potencial hídrico da região para investir nessas pequenas centrais.
Segundo a prefeita de Arabutã, Leani Schmitt, está em andamento a PCH de Linha Paraíso (obras bem adiantadas). Os investimentos estão sendo feitos pela Cinética Energia. As obras de construção da PCH de Nova Estrela ainda não começaram. Neste momento, está em discussão o processo de indenização das propriedades atingidas. Os investimentos são da empresa Energética Iraceminha. A Administração Municipal de Arabutã já fez o acesso para a construção da PCH de Linha Unidos. Uma sendo feita a sondagem da área. O empreendimento está sendo viabilizado pela Sol Energia.
Conforme a prefeita de Arabutã, as PCHs colaboram para o desenvolvimento local e movimentam a economia do município. “O município de Arabutã tem uma capacidade hídrica significativa. Isso tem chamado a atenção dos investidores. Trata-se de mais uma iniciativa que colabora para elevar a nossa arrecadação. Nós, enquanto Poder Público, desenvolvemos o papel de fomentar essas atividades”, destaca a prefeita Leani Schmitt.
Além das três PCHs, que estão em andamento, outros investidores já estão fazendo sondagens para a construção de novos empreendimentos. A Administração Municipal de Arabutã, seguindo o que determina a legislação vigente, tem procurado incentivar essas iniciativas.
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
No comment