Uma pequena central hidrelétrica será instalada no Parque Barigui, em Curitiba. O sistema será implantado graças à doação de uma turbina helicoidal pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH). O termo de recebimento será assinado na tarde desta quinta-feira (13), pelo prefeito Rafael Greca e representantes da associação.
Parte do projeto Curitiba Mais Energia, as obras devem ser iniciadas ainda neste ano e concluídas em março de 2019. O sistema de turbina helicoidal, também conhecida como Rosca de Archimedes, vai aproveitar a vazão do vertedouro do lago do Barigui e será capaz de gerar 21.600 Kwh de energia por mês, o que equivale ao uso de 135 casas.
A energia será injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica pode chegar a R$ 132 mil.
Homenagem
A usina terá o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, que dedicou anos da sua carreira ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e morreu em outubro de 2016, aos 86 anos.
Klüppel foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes. Assim nasceram alguns dos principais parques da cidade, como o Barigui e o São Lourenço.
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
No comment