CCEE, EPE e ONS divulgam nota técnica sobre a 2ª revisão quadrimestral da carga

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE e o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS divulgam nota técnica e boletim técnico da 2ª Revisão Quadrimestral das projeções do consumo e da carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o Planejamento Anual da Operação Energética 2018-2022. De acordo com o levantamento, a carga de energia do SIN deve ter uma expansão de 1,6% em 2018 comparada ao ano passado. Para o quadriênio de 2018-2022, a expectativa é de aumento de 3,8% ao ano.

Tabela 1 - Revisão Quadrimestral

As projeções apresentadas consideram o atual contexto político, que continua trazendo grande nível de incerteza às análises, a postergação da interligação ao SIN do sistema de Boa Vista para 2023 e a atualização dos indicadores de crescimento econômico para 2018 e anos subsequentes.

Em relação à 1ª Revisão Quadrimestral, divulgada em abril, há uma atenuação da expectativa de crescimento econômico intensificada pela greve dos caminhoneiros e redução de produção das indústrias energointensivas. Além disso, tanto a temperatura quanto o número de dias úteis influenciaram negativamente a carga de energia no SIN, sobretudo nos meses de abril e junho.

A expectativa para o ano de 2018 é de que o montante de energia elétrica consumida no SIN alcance 470.598 GWh, sendo 5.843 GWh inferior à projeção anterior. Todas as classes de consumidores sofreram ajustes para baixo, sobretudo a classe comercial devido à frustração de desempenho deste setor no primeiro semestre deste ano.

Tabela 2 - Revisão Quadrimestral

Confira os documentos completos nos links:

Boletim técnico da 2ª revisão quadrimestral
Nota técnica da 2ª revisão quadrimestral
Resultados da 2ª revisão quadrimestral (01/08)

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: CCEE.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×