Agentes conhecem proposta de orçamento para 2019

Cerca de 100 profissionais participaram da Reunião de Interação com Agentes promovida pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE nesta quarta-feira (26/9), em São Paulo. Um dos objetivos do encontro foi apresentar o material da assembleia geral, a ser realizada em 25 de outubro, de forma a permitir o debate e o esclarecimento de dúvidas pelos associados. Confira a apresentação.

A agenda da reunião abordou as principais entregas realizadas pela CCEE e o plano de trabalho para 2019. Foram destaque: a proposta orçamentária da instituição para o próximo ano, o preço horário e a divulgação da “contabilização sombra” aos agentes ainda em 2018, o novo sistema de cadastro dos agentes, entre outros pontos.

O presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, abriu o encontro e falou sobre as entregas mais relevantes ao mercado nas esferas operacional e regulatória. Despertou a atenção dos presentes a divulgação da “contabilização sombra” no início de dezembro deste ano, com a consolidação dos dados individuais dos agentes. “Teremos evoluções contínuas neste relatório, que apoia a preparação do mercado para a entrada do preço em base horária”, disse Altieri. 

A implementação do preço horário ocorrerá em janeiro de 2020, com grande impacto operacional nos agentes e também na CCEE e no Operador Nacional de Sistema Elétrico – ONS. Vale ressaltar que o preço semanal e a contabilização mensal seguem normalmente e continuam como referência para a operação do mercado de curto prazo. 

Ainda na reunião, o novo sistema de cadastro de agentes, com lançamento em abril de 2019, foi muito bem recebido. Os pilares de simplificação e desburocratização norteiam o projeto, que trará autonomia aos agentes, além de dispensar o envio de alguns documentos. 

Ainda nas melhorias de tecnologia, foram divulgadas as novas funcionalidades do App da CCEE, que em outubro contará com duas novas funcionalidades: dados de medição e check-in antecipado da assembleia. A reunião, realizada no auditório da sede da CCEE, tratou também do programa de gestão de clientes e da certificação de operadores de mercado. 

Orçamento CCEE – No encontro, foi apresentada a proposta orçamentária referente a 2019, que totaliza R$ 169,1 milhões, 7% acima do aprovado em 2018. O valor da contribuição associativa ficará estável de 2018 para 2019, em R$ 0,0938 por megawatt-hora (MWh), sem nenhum tipo de correção ou atualização.

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×