Agentes ganham mais agilidade nas operações de contratos no CliqCCEE

Ao utilizar o CliqCCEE, sistema da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica responsável por processar todas as operações de contabilização e liquidação do mercado brasileiro, os agentes do setor já percebem muito mais agilidade na funcionalidade de exportar dados de contratos do Mercado de Curto Prazo – MCP.

Essa atividade fundamental especialmente aos comercializadores veio recebendo melhorias implantadas pela CCEE desde outubro de 2017, sendo concluídas com testes e homologação em maio de 2018. Demanda gerada pelos próprios agentes, os avanços trouxeram dois benefícios: redução significativa no tempo de realização das operações e ganho de produtividade no registro das validações dos contratos.

No ano passado, foi requerido estudo para avaliar as benfeitorias na funcionalidade. As equipes da Área de Tecnologia do Mercado – ATM da Câmara de Comercialização identificaram pontos de progresso. As mudanças de banco de dados foram aplicadas e obteve-se ganhos. Para conseguir realizar a alteração estrutural do programa, foi planejada em janeiro deste ano o início das modificações no sistema. Porém, como os testes eram bastante grandes, o time foi reforçado para os ajustes necessários.

“As consultas poderiam ser melhoradas utilizando características especiais do banco de dados. Essa mudança produziu redução de 25% no tempo de exportação dos contratos. Já na estrutura da aplicação, identificamos que a gestão da memória do servidor era o gargalo na geração do arquivo exportado. Para promover a otimização, foi necessária a alteração estrutural, usando uma nova abordagem proposta e implementada”, explica Carlos Colletto, gerente de Aplicações de Negócio 1 da ATM.

Após esse período, o resultado da alteração estrutural foi impressionante, com ganho de 90% de aumento de performance do tempo da funcionalidade, destaca Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE. “Anteriormente, o CliqCCEE, na funcionalidade do módulo de Contratos, exportava no máximo 65 mil registros e em alguns cenários demorava 10 minutos. Hoje, ele é capaz de exportar aproximadamente 200 mil registros em menos de 30 segundos. É mais um desafio tecnológico superado que entregamos visando a satisfação dos nossos agentes.”

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

Fonte: Canal Energia.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×