O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) coordenou estudos para avaliar o impacto da demanda de energia no País durante a Copa do Mundo FIFA 2018. De acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o suprimento eletroenergético está garantido durante o evento. Nos dias de jogo da Seleção Brasileira, o ONS vai realizar operações especiais que começam duas horas antes das partidas e se estendem até 2h após o término. A final da Copa do Mundo terá o mesmo tipo de operação.
Além disso, foram planejadas medidas adicionais para aumentar o grau de segurança do Sistema Nacional Interligado (SIN), como a instalação de um número maior de unidades geradoras sincronizadas em usinas hidrelétricas e a disponibilidade de equipes de plantão em locais estratégicos. As ações têm o objetivo de manter o equilíbrio entre carga e geração de energia durante as chamadas rampas de consumo.
“O MME tomou as medidas necessárias para garantir que o sistema elétrico nacional funcione normalmente durante a competição. Vamos torcer pela Seleção sem qualquer risco de interrupção de energia. ”, afirma o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.
Os estudos e simulações do ONS foram feitos em todas as regiões do País. Não são previstos problemas de controle de tensão, nem tampouco de carregamento, nas regiões metropolitanas das capitais.
Acesse o estudo do ONS.
Leia a nota do CMSE aqui.
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
No comment