Na terça-feira, 12/06/2018, foi realizado nas dependências do MME em Brasília o 3° Workshop do Plano Nacional de Energia 2050. Este foi o terceiro workshop do tipo realizado em 2018.
A abertura contou com a presença de Thiago Barral, Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Eduardo Azevedo, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Ubiratan Castellano, diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do MME. Barral ressaltou que o planejamento de longo prazo é um processo contínuo e que a elaboração do PNE é um momento fundamental para reavaliar premissas e critérios, além de promover alinhamento de políticas públicas e perspectivas de investimentos privados.
O workshop teve o objetivo de discutir e validar premissas para a construção de cenários de planejamento energético, focando desta vez na demanda dos grandes consumidores de energia, contando com representantes da ABAL, ABRACE, SINDIFER, ABIQUIM, CNA, CNI, Embrapa Agroenergia, Sebrae e CGEE. Na parte da manhã, uma das mesas concentrou questões referentes ao consumo de energia da indústria de minerais metálicos e não metálicos, enquanto a outra mesa concentrou temas da indústria química, de papel e celulose, da agropecuária e bioenergia. À tarde todos os participantes discutiram questões transversais, como autoprodução, perspectivas tecnológicas e logística.
Participaram também pela EPE o superintendente Jeferson Soares e os analistas Aline Gomes, Daniel Kühner e Arnaldo Junior, que orientaram os debates a partir de questões previamente elaboradas e fizeram os registros das contribuições dos agentes.
Os estudos para elaboração do Plano Nacional de Energia 2050 estão em desenvolvimento pela EPE, segundo diretrizes do MME.
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
No comment