O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizou nesta quarta-feira (18/10) sua segunda reunião extraordinária de 2017 para aprofundar a análise das condições de suprimento eletroenergético em todo o território nacional. O CMSE apontou que está garantido o suprimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN), com previsão de manutenção do elevado custo associado à geração.
Considerando os próximos ciclos hidrológicos, foram avaliados os impactos dos custos associados ao despacho térmico fora da ordem de mérito no mercado, especificamente quanto ao GSF, aos encargos setoriais e ao pagamento pelo deslocamento hidráulico. Tendo em vista as apresentações realizadas, o CMSE decidiu, nesse momento, não acionar as usinas termelétricas fora da ordem de mérito. No entanto, deliberou por realizar reunião extraordinária na próxima semana, quando as condições do atendimento serão reavaliadas, de modo a acompanhar o andamento das medidas que contribuirão para o aumento da segurança do atendimento e avaliar a necessidade de medidas adicionais.
Nas últimas reuniões, o Comitê decidiu adotar metidas alternativas que contribuirão para segurança do atendimento eletroenergético. As medidas já em andamento são: a viabilização de campanha de conscientização do uso da energia elétrica pela população brasileira, importação de energia da Argentina, antecipação da entrada do bipolo 1 de Belo Monte, provimento de combustível para usinas termelétricas disponíveis operacionalmente, mas sem contrato e flexibilização de restrições hidráulicas de algumas usinas hidrelétricas.
CONFIRA AQUI A NOTA COMPLETA DO CMSE
Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!
Fonte: MME.
No comment