O consumo de energia no Brasil em junho totalizou 37.816 gigawatts-hora (GWh), volume 1,1% superior em relação a junho do ano passado. No primeiro semestre do ano, o consumo é 0,4% maior que o observado entre janeiro e junho de 2016, de acordo com dados divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com relação ao setor industrial, o consumo de energia em junho, de 13.770 GWh ficou em linha com o observado em igual período do ano passado. A EPE, contudo, destaca que junho de 2017 teve um dia útil a menos que igual mês de 2016.
Segundo a estatal de estudos energéticos, o consumo do setor residencial em junho, de 10.846 GWh, foi 2,2% superior em relação a igual mês do ano passado. O crescimento modesto, destacou a EPE, deve-se à falta de segurança do consumidor com relação à melhora do ambiente econômico.
Na mesma comparação, o setor comercial também apresentou alta, de 1,5%, totalizando consumo de 6.948 GWh, em junho de 2017. Segundo a EPE, o resultado é um conjunto de fatores como as condições climáticas, a melhora em indicadores econômicos e um ligeiro crescimento das concessões de crédito.
Na comparação, entre o primeiro semestre de 2017 e igual período do ano passado, porém, o setor comercial foi o único que apresentou queda no consumo.
Fonte: Valor Econômico.
No comment