Novo sistema da CCEE vai automatizar leilões do ACR

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica desenvolverá novos sistemas para automatizar a cadeia de processos dos leilões do mercado regulado. O projeto será custeado pelos participantes dos leilões e acompanhado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, tendo início previsto ainda no segundo semestre de 2017, com duração estimada de 18 meses. O desenvolvimento das aplicações foi aprovado pela Aneel durante reunião da diretoria do órgão, realizada no último dia 11 de julho.

 

O escopo prevê a automação das rotinas ligadas às inscrições para participação nos leilões e o controle das garantias financeiras dos certames. A Agência também aprovou o reembolso dos custos de desenvolvimento do sistema de gestão dos contratos ACR, implantado entre 2015 e 2016, uma vez que esta aplicação é parte da cadeia de processos.

 

No caso das inscrições, será desenvolvida uma plataforma comum para a CCEE, a Aneel, a Empresa de Pesquisas Energética, o Bradesco e as empresas proponentes operacionalizarem suas rotinas, com integração entre as bases de dados das instituições. A gestão das garantias dos leilões, hoje realizada manualmente pela CCEE, Aneel e Bradesco, também será integrada em um sistema único, com workflow de tarefas, envio de alertas, entre outras funcionalidades.

 

De acordo com a gerente de Comercialização de Energia, Ana Paula Ferme, o projeto trará ganhos para os agentes, com a redução de custos operacionais, de viagem e com prêmios de seguro garantia. Atualmente, as empresas precisam enviar documentações pelo correio e retirar pessoalmente a senha de participação no leilão, rotinas que serão realizadas eletronicamente depois da automação. A automação também aumenta a eficiência da gestão do processo. O novo sistema permitirá, por exemplo, que a CCEE seja notificada sobre o cumprimento dos marcos de construção dos empreendimentos, o que trará mais agilidade na liberação dos valores parciais empenhados em garantias.

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *