Ceriluz inaugura asfalto de acesso à PCH RS-155 e apresenta roteiro turistico para unir usinas

Os conselhos de administração e fiscal da Ceriluz – Geração e Distribuição – reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 21, na Casa de Máquinas da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155, na comunidade de Santana, em Ijuí. O encontro teve o objetivo de inaugurar, simbolicamente, o novo acesso ao local. A Cooperativa investiu R$75 mil no asfaltamento do acesso, em um trecho de aproximadamente 350 metros. Foi a primeira etapa de um projeto de melhoria que inclui ainda o asfaltamento do acesso à barragem da mesma usina, do outro lado da rodovia.
 

O investimento no acesso, além de contribuir com a estética da usina, também favorece os colaboradores que circulam diariamente no local para cumprimento de suas funções. É benéfico ainda para visitantes que frequentam a PCH, tais como alunos de escolas e universidades, além da população em geral, que pode fazê-lo, mediante agendamento prévio.

O asfalto soma-se a outras ações que visam melhorar o paisagismo e o meio ambiente local, como o plantio de árvores nativas, que além de proporcionar um clima mais agradável em uma área que foi afetada por uma obra de grande porte, também reestabelece um ambiente propício para a flora e fauna local. Um exemplo disso foi o recente plantio de mil mudas nativas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) da usina, na ocasião do Dia Internacional do Cooperativismo, com o apoio de colaboradores das cooperativas Sicredi e Unimed.
 

Além dos conselheiros, estiverem presentes na visita os chefes do Poder Executivo de Ijuí, Valdir Heck, prefeito, e Valdir Zardin, vice-prefeito. Na oportunidade o presidente Iloir de Pauli apresentou a proposta de desenvolvimento do roteiro turístico “O Caminho Centenário da Geração”, cujo objetivo é integrar em um único passeio todas as usinas sediadas no município – Usinas Velha e Passo do Ajuricaba, do Demei, e as PCHS RS-155, José Barasuol e Centenário, da Ceriluz, sendo que esta última está com o projeto em andamento nos órgãos competentes e tem como base a Cascata Waslawick, próximo ao Parque de Exposições de Ijuí. “Nosso investimento hoje visa um projeto maior, de turismo do conhecimento, onde as pessoas poderão conhecer nossas usinas e aprender com as mesmas. No estado, Ijuí é uma referência em geração, com usinas antigas e novas, e temos que aproveitar esse potencial”, afirma Iloir de Pauli.
 

A PCH José Barasuol, na Linha 03 Leste, já possui calçamento nas suas ruas internas e outras melhorias ainda devem ser feitas nos acessos externos, congregando a cooperativa e o município no desenvolvimento do projeto turístico.

 

Fonte: Radio Progresso.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *