III Fórum de Debates discute alterações de regras de comercialização para 2018

O III Fórum de Debates realizado pela CCEE nesta segunda-feira (22/05), apresentou os principais temas de regras de comercialização em discussão atualmente e também os assuntos previstos na versão 2018, contando com a participação de cerca de 130 agentes do setor elétrico. Clique aqui e baixe a apresentação.

 

Um dos pontos abordados foi o encargo por deslocamento da geração hidráulica (DH). Durante o evento, foi apresentada a definição dos componentes que são considerados para determinar o deslocamento hidráulico das usinas do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE passível de restituição financeira (segurança energética e restrição de operação) e como calcular esses montantes. Outro ponto apresentado foi o cálculo para a formação do chamado PLDx (acompanhe na apresentação nos slides 33 a 41).

 

O Mecanismo de Cessão de Sobras e Déficits – MCSD de Energia Nova também foi discutido no encontro. Na apresentação, a CCEE abordou os produtos disponíveis (A-0; A-1; A-5; A-3; e A4+) e como ocorrerá o processamento. Destaque para a possibilidade de atendimento das declarações de reduções dos geradores com contratos prioritariamente mais caros.

 

O III Fórum de Debates trouxe ainda o rateio do encargo por segurança energética, que passa a ser realizado com base no consumo líquido mensal de cada agente.

 

O último ponto abordado no encontro foi sobre o desconto preliminar da Tust/Tusd para os consumidores especiais recém aderidos à CCEE.

 

O encontro terminou com a apresentação dos demais temas considerados para o escopo de regras de comercialização de 2018.

 

Fonte: CCEE.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *