Aneel aprova realocação de cotas a pequenas distribuidoras

A Agência Nacional de Energia Elétrica homologou o fator de garantia física das usinas em sistema de cotas para as distribuidoras que deixaram de ser integralmente supridas por outras empresas de distribuição em 2017. A redistribuição dos valores que eram repassados às concessionarias supridoras será feita para a Empresa Luz e Força Santa Maria (ES), a Companhia Hidroeletrica São Patricio (GO), a Força e Luz Coronel Vivida (PR) e a Usina Hidroelétrica Nova Palma (RS). 

As distribuidoras que tiveram redução ou extinção do contrato para esse ano receberão cotas de energia existente proporcional ao mercado de 2016. No caso da Santa Maria, houve redução de 20% no contrato com a EDP Escelsa. Para a Chesp (suprida pela Celg), a Forcel (que comprava energia da Copel) e a Uhenpal (que tinha como supridora a RGE), os contratos foram extintos. As três distribuidoras promoveram no ano passado leilão para compra de energia a partir de 1º de agosto de 2017.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica vai sazonalizar os montantes contratados de acordo com o perfil de carga da distribuidora ao final de cada ano. A CCEE vai recontabilizar, a partir de janeiro de 2017, os valores referentes às cotas de garantia física alocadas à Santa Maria e à EDP Escelsa.

 

Fonte: Canal Energia.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×