Sanepar disponibiliza livro “Eficiência Energética no Saneamento”

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) disponibilizou em seu site o livro “Eficiência Energética no Saneamento”, que reúne os nove artigos selecionados no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis (PSTS) e no Prêmio Inova Sanepar, ambos sobre o tema do uso inteligente e alternativo de energia. A obra foi lançada em comemoração aos 54 anos da Sanepar.

 

Os trabalhos foram selecionados em 2016 em dois concursos promovidos pela Companhia. O Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, de caráter nacional, teve o objetivo de buscar junto aos pesquisadores de universidades e de institutos de pesquisa artigos científicos, com possibilidade de aplicação na empresa.

 

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, a intenção foi estimular a pesquisa sobre energia e saneamento e buscar soluções sustentáveis para conservação, racionalização e produção de energia, um dos principais insumos do setor de saneamento.

 

O Prêmio Inova Sanepar foi destinado apenas aos empregados concursados da empresa para reconhecer e valorizar as boas práticas já em funcionamento a fim de estimular o uso eficiente da energia nos processos e que podem ser implementadas e ampliadas dentro da Companhia.

 

O livro traz os nove trabalhos premiados e ainda trata das atividades pela Sanepar em relação ao uso inteligente da energia internamente e faz reflexões sobre os desafios atuais desse tema.

 

Dos capítulos 1 ao 3, os trabalhos são do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis da categoria Mestrado e Doutorado: “Aproveitamento de biogás e lodo excedente de reatores UASB como fonte de energia renovável em estações de tratamento de esgoto” (1º lugar – André Pereira Rosa – UFMG); “Purificação de biogás através de cultivo de microalgas em efluentes orgânicos” (2º lugar – Bruno Miyawaki – UFPR); e “Método para seleção de bombas funcionando como turbina (BFT) em substituição a válvulas redutoras de pressão” (3º lugar – Gustavo Meirelles Lima – Unicamp).

 

Os capítulos 4 ao 6 são da categoria Graduação e Pós-Graduação: “Eficiência energética em bombeamentos de água tratada” (1º lugar – Maiquel Auri Lamb – UFSM); “Avaliação do potencial de produção de biometano a partir de lemnas: efeito do pré-tratamento” (2º lugar – Bruna Scandolara Magnus – UFSC); e “Dimensionamento de um biodigestor: aproveitamento de resíduos urbanos para a geração de biogás” (3º lugar – Kelly Borne – Unila).

 

Os três últimos capítulos apresentam as pesquisas realizadas por empregados da Sanepar: “Automação no controle de perdas, impactos ambientais e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água” (1º lugar – Rodrigo Votre); “Otimização da macrodistribuição do sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC” (2º lugar – Katia Regina Garcia da Silva); e “Uso racional de energia elétrica com a implantação da comissão interna de conservação de energia elétrica” (3º lugar – Vanderlei Gonçalves da Silva).

 

A obra foi organizada pelos pesquisadores da Sanepar Barbara Zanicotti Leite Ross, Charles Carneiro e Gustavo Rafael Collere Possetti, que também participaram das comissões julgadoras do Prêmio Inova e do PSTS.

 

Além deles, na Comissão Julgadora do PSTS participaram Daniel Costa dos Santos (UFPR), Leandro Alberto Novak (Sanepar) e Sérgio Michelotto Braga (UFPR).

 

Daniel e Sérgio ainda atuaram como jurados do Inova, ao lado de Frederico Ferreira de Vasconcelos (Agência Alemã GIZ) e Marcelo Dalcul Depexe (Sanepar).

 

Na Comissão Organizadora ainda atuaram as empregadas da Sanepar Fernanda Armelinda Cardoso, Rita de Cássia de Oliveira Loureiro e Thays Renata Poletto. As funcionárias Erica Rosana Jacomel Weiber, Marilene Maria Lora, Salete Roecker trabalharam na Comissão de Análise Documental.

 

Para consultar livro com trabalhos vencedores do PSTS e no Inova clique aqui.

 

Fonte: Ambiente Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







×