O preço de referência para contratos de energia elétrica, referente ao trimestre de março a maio de 2017, teve nova alta expressivo na semana. O valor para o submercado Sudeste/Centro-Oeste subiu 18,91%, para R$ 154,91/MWh, de acordo com o Boletim Semanal da Curva Forward, elaborado pela consultoria Dcide.
Em relação ao mês anterior, a elevação ficou bem acima da registrada na semana anterior, chegando a 29,08%. O aumento, contudo, foi muito mais acentuado na comparação com o mesmo período do ano passado, com elevação de 174,32%. Confira o documento completo neste link.
Para o preço da energia convencional de longo prazo, referente ao intervalo de 2018 a 2021, a variação manteve o patamar de crescimento da semana anterior, de 2,51%, passando para R$ 149,64/MWh, segundo a consultoria. Já nas outras bases de comparação, o valor também subiu. A alta foi de 4,87%, na mensal, e 23,6%, na anual.
O documento é elaborado a partir de dados de 48 agentes do mercado livre, entre os mais comercialmente ativos, apurados semanalmente pela consultoria. As curvas de preço são validadas por modelo matemático, que elimina distorções, e por comitê.
Fonte: Brasil Energia
No comment