Distribuidoras podem realizar ações de eficiência energética em universidades federais fora da área de concessão

Distribuidoras poderão aplicar recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) em unidades consumidoras que sejam ligadas a instituições federais de nível superior que estejam fora das respectivas áreas de concessão. Ou seja, uma distribuidora pode realizar ações de eficiência energética ou de microgeração em universidades e instituições de ensino superior de qualquer parte do país.

 

A Aneel aprovou medida que altera chamada pública de projeto prioritário de eficiência energética, voltado para a conservação de energia e instalação de mini e microgeração em instituições federais de ensino superior, a fim de reduzir entraves na implementação das ações por essas empresas.

 

O edital exigia que as distribuidoras aplicassem recursos apenas em instituições localizadas dentro das áreas de concessão, mas a agência considerou que isso poderia provocar pulverização de recursos em propostas que não atendessem aos requisitos do programa.

 

"A agência constatou que o gasto com energia elétrica representa um dos principais itens de custeio das Instituições Públicas de Educação Superior e que parte considerável dessa despesa poderia ser evitada por meio de ações de eficiência energética e da implantação de sistemas de geração própria de energia", disse a Aneel em comunicado.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×