Itaipu Binacional pretende investir aproximadamente US$ 500 milhões para atualizar tecnologicamente a usina, que encerrou 2016 com recorde operacional. A ideia é adotar tecnologia digital no controle das unidades geradoras da hidrelétrica de 14 mil MW. A licitação deve ser lançada até o início de 2018.
A empreitada deve durar 10 anos. Atualmente, apenas duas das 20 unidades geradoras possuem controle com tecnologia digital de controle. "Modernizações parciais de equipamentos e sistemas foram sendo realizadas ao longo dos anos, porém, sempre de forma pontual", disse a companhia, em comunicado.
A estimativa de 10 anos para completar a modernização se baseia no fato de que a empresa pretende atualizar duas unidades geradoras por ano e o trabalho exige que as turbinas estejam fora de operação. Itaipu ressaltou que as unidades geradoras estão "em excelentes condições e não fazem parte do escopo de atuação neste momento".
O foco do projeto recai sobre sistemas de controle, proteção, supervisão, regulação, excitação e monitoramento das unidades geradoras e subestações, espalhados por vários quilômetros ao longo da casa de força, barragem, subestações e vertedouro.
A usina bateu o recorde mundial de operação de 103,6 milhões de MWh em 2016, deixando para trás a usina de Três Gargantas, na China.
Fonte: Brasil Energia
No comment