Carga de energia do SIN tem alta de 1,8% em junho

A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou um crescimento de 1,8% em junho deste ano em relação ao mesmo mês de 2015, para 63.935 MW médios. Já na comparação com maio de 2016, o valor caiu 0,5%, de acordo com levantamento do ONS.

 

Em junho, o comportamento da carga do SIN foi influenciado principalmente pelo maior número de dias úteis e pela presença de baixas temperaturas, inferiores às registradas no mesmo mês do ano passado nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste. O levantamento completo pode ser acessado neste link.

 

 

“As baixas temperaturas apresentam efeitos contrários nos subsistemas: no Sul, provocam uma elevação da carga devido ao uso intensivo de equipamentos elétricos de climatização e, no Sudeste/Centro-Oeste, diminuem a carga em função do menor uso de equipamentos de refrigeração”, lembrou o operador.

 

 

O submercado Sul teve elevação expressiva, de 6,9% no ano, enquanto o resultado do SE/CO foi mais tímido, apenas 0,3% maior. Com cargas de 11.357 MWm e 37.078 MWm, respectivamente, Sul e SE/CO tiveram variações diferentes na comparação mensal, com alta de 5,6% no primeiro e baixa de 1,5% no segundo.

 

 

Já o Norte (5.335 MWm) e Nordeste (10.165 MWm) também registraram aumento na passagem de junho de 2015 para junho de 2016, de 1,4% e 1,9%, respectivamente. Com relação a maio desse ano, o submercado Norte teve queda de 2,7% e, no Nordeste, o valor foi 2,2% menor.

 

 

De acordo com o ONS, o fraco desempenho da indústria brasileira e o aumento das tarifas de energia elétrica realizado no ano anterior — que resultaram em uma base de referência reduzida em junho do ano passado — também contribuíram para o resultado positivo das cargas em todas as regiões na base anual.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







    ×