Alta no PLD do Sudeste puxa preço de referência para energia

O índice trimestral do preço de referência para contratos de energia registrou aumento significativo na semana, devido, principalmente, à mudança do mês de comparação e também seguindo a tendência de alta do PLD do submercado Sudeste/Centro-Oeste, de acordo com o Boletim Semanal da Curva Forward, elaborado pela consultoria Dcide.

 

Agora com base no trimestre de agosto a outubro, o preço saltou 15,69% em relação à semana anterior, para R$ 92,62/MWh. Já na comparação com os preços registrados no mês e no ano anterior, houve alta de 24,06% e queda de 72,43%, respectivamente. O estudo completo pode ser acessado neste link.

 

Também houve elevação no índice de longo prazo, mas em menor escala do que o trimestral. A fonte convencional de longo prazo, para o período de 2017 a 2020, teve alta de 1,68% na semana, para 134,04/MWh. Em relação às bases mensal e anual, as variações foram distintas, com aumento de 1,85% no mês e redução de 33,05% no ano.

 

O documento tem como base os dados fornecidos por 48 agentes do mercado livre, entre os mais comercialmente ativos, apurados semanalmente pela Dcide. As curvas de preço apuradas são validadas por modelo matemático, que elimina as distorções, e por um comitê.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *