A economista e advogada Elena Landau está sendo cotada para assumir a presidência da Eletrobras no lugar de José da Costa Carvalho Neto, apurou a Brasil Energia. Elena, que foi presidente do BNDES na década de 90, foi responsável por conduzir na instituição o processo de privatização de várias companhias, inclusive elétricas, pode assumir uma empresa que possui dívida líquida bilionária e vem acumulando prejuízos sucessivos desde a vigência das regras para renovação das concessões de geração, em 2012.
O nome de Elena surgiu dias após o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, dizer que a situação da estatal é insustentável e que a empresa deve vender ativos. Quando o ministro falou sobre a Eletrobras a jornalistas, na última sexta-feira (10/6), as ações da estatal fecharam em queda de quase 3%.
O próprio Coelho, porém, tem dito que não pretende substituir nenhum nome na estatal até que seja solucionada a questão do balanço financeiro de 2014, que não foi apresentado à SEC (equivalente americano da nossa Comissão de Valores Mobiliários – CVM).
Além disso, o presidente interino Michel Temer afirmou recentemente que não pretende mexer no comando de companhias controladas pela União até que seja aprovada na Câmara a Lei Geral das Estatais, em tramitação naquela casa.
Ela atualmente se encontra no Escritório de Advocacia Sérgio Bermudes e já foi diretora jurídica da Associação Brasileira das Companhias de Energia (ABCE).
Fonte: Brasil Energia
No comment