A energia distribuida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) aos clientes do mercado cativo caiu 4,3% no primeiro trimestre do ano na comparação anual, para 6.016 gigawattshora (GWh). A queda mais acentuada foi apurada na energia distribuída no segmento residencial, de 6,1%, para 1.781 GWh. Em seguida, aparece o recuo no setor rural, de 5,7%, para 614 GWh. Segundo a companhia, a retração no consumo no segmento residencial refletiu o cenário econômico adverso e os aumentos tarifários aplicados recentemente, que levaram à racionalização do uso de energia.
A Copel também apurou queda na energia distribuída nos segmentos comercial (de 5,4%, para 1.417 GWh) e industrial (de 2,7%, para 1.607 GWh). No segmento comercial, a queda é atribuída à diminuição no volume de vendas no comércio varejista. No industrial, o principal motivo foi a migração de clientes cativos para o mercado livre, além da retração na produção industrial dos setores de máquinas e equipamentos, veículos automotores e móveis.
Considerando a energia total vendida pela Copel no trimestre, que inclui as vendas da Copel Distribuidora, Copel Geração e Transmissão e dos Complexos Eólicos operados pela companhia, houve queda de 9,2% no trimestre, para 10.922 GWh. A estatal paranaense, porém, afirma que o recuo foi causado pela estratégia da Copel Geração e Transmissão de alocar mais energia no mercado de curto prazo no início do ano passado.
Fonte: Valor Econômico
No comment