Consumidor de energia vai bancar passivo de R$ 4 bilhões após MP A medida provisória 706/2015, aprovada ontem pela Câmara dos Deputados, vai transferir um passivo de cerca de R$ 4 bilhões para os consumidores, estima o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel/UFRJ). O montante se refere aos custos com a compra de combustível para geração de energia no Norte e a cobertura de ineficiências de distribuidoras da Eletrobras no Norte e Nordeste.
“Endereçar esse passivo para todos os consumidores, via CDE [Conta de Desenvolvimento Energético], é injusto e prejudicial, dado os aumentos que as tarifas sofreram com o realismo tarifário de 2015”, afirmou o coordenador do Gesel/UFRJ, professor Nivalde de Castro.
“Este aumento de tarifas derivado da má gestão da Eletrobras irá aumentar a inadimplência e o furto, conforme atestam os dados das distribuidoras. Além disso, vai influenciar os índices de inflação, em um momento que todo o esforço da política econômica é no sentido de baixála”, disse o especialista.
Castro ressaltou que não há justificativas para se criar uma regulação diferenciada para distribuidoras do grupo Eletrobras. “Esta causa, má gestão, não é observada nas empresas distribuidoras Cemar, do Maranhão, e Celpa, do Pará, sob gestão do Grupo Equatorial, que atuam em condições análogas às do grupo Eletrobras".
Fonte: Valor Econômico
No comment